Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

AGU pede banimento de Wallace do vôlei após falas sobre "tiro" em Lula

Advocacia-Geral da União também pediu ao Comitê Olímpico procedimento contra o jogador e cobrança de multa de R$ 100 mil

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Wallace Leandro Souza foi afastado do Sada por tempo indeterminado
Wallace Leandro Souza foi afastado do Sada por tempo indeterminado Wallace Leandro Souza foi afastado do Sada por tempo indeterminado

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou, nesta quarta-feira (1º), o banimento do jogador de vôlei Wallace Leandro de Souza do esporte olímpico, devido a uma enquete que o atleta fez em rede social sobre atingir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com um tiro.

O órgão também pediu a aplicação de uma multa ao esportista no valor de R$ 100 mil e a abertura de um processo disciplinar contra ele. As solicitações foram feitas ao Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

A AGU classificou o comportamento do oposto do Sada como delito de incitação ao crime e como manifestação de ódio. O órgão alegou que a fala do atleta não pode ser classificada como direito de liberdade de expressão “pois a ninguém é autorizado cometer crime invocando essa liberdade fundamental”.

A Advocacia-Geral também sustenta que Souza infringiu o artigo 43 do Código de Ética e Disciplina do COB, que aponta como dever dos atletas "rejeitar com energia" manifestações violentas de cunho político, e o artigo 243-D do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata sobre incitação pública ao ódio ou a violência.

Publicidade

A AGU foi acionada pelo Planalto, segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, após o Governo tomar conhecimento sobre a publicação do atleta, que viralizou na internet.

A reportagem procurou o COB e a CBV e aguarda retorno.

Publicidade

Entenda o caso

Atleta apagou a publicação após repercussão
Atleta apagou a publicação após repercussão Atleta apagou a publicação após repercussão

O jogador de vôlei Wallace Leandro de Souza, que já jogou pela Seleção Masculina de Vôlei, postou em uma rede social, nesta segunda-feira (30), uma enquete com possibilidade de votar "sim" ou "não", acompanhada de uma mensagem de internauta que citava disparo de arma de fogo contra o presidente Lula.

Publicidade

"Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?", escreveu o seguidor na mensagem que foi compartilhada pelo atleta.

Horas depois, Souza apagou a publicação. No dia seguinte, ele pediu desculpas pelo ocorrido. "Quem me conhece sabe que jamais eu incitaria violência, em hipótese alguma, contra qualquer pessoa, principalmente contra nosso presidente. Foi um post infeliz. Eu errei. Estou aqui pedindo desculpas. Jamais tive a intenção de incitar o ódio. Não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou", disse o atleta.

Nesta terça-feira (31), o Sada Cruzeiro, time pelo qual joga o esportista, decidiu afastar o atleta por tempo indeterminado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.