Logo R7.com
Logo do PlayPlus

"Alunos nota 10" ganham aulas de kart gratuitas em Vespasiano (MG)

Projeto vai ajudar crianças e adolescentes da rede municipal de ensino da cidade; ação vai financiar treinamentos e equipamentos

Minas Gerais|Do R7

Projeto busca incluir jovens no automobilismo
Projeto busca incluir jovens no automobilismo

Um projeto social desenvolvido em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, vai permitir que 40 crianças e adolescentes da cidade tenham a oportunidade de dar os primeiros passos no automobilismo.

A ação chamada de Automobilismo Educacional, que será lançada na próxima segunda-feira (4) no Kartódromo da cidade, tem o objetivo de oferecer aulas de kart para estudantes da rede pública municipal que se destacam na escola.

A iniciativa é realizada pelo Instituto Sérgio Sette Câmara em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Vespasiano. Felipe Gazola, presidente do instituto, brinca que o projeto não tem a ambição de encontrar um ‘novo Ayrton Senna’ do volante, mas não descarta a possibilidade.

— O objetivo não é identificar um novo talento, mas sim incentivar a atividade esportiva e melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes. Se encontrarmos um destaque, um jovem que tem potencial, a gente pode correr atrás para captar investimentos e ajudá-lo a seguir nessa área.


Foi justamente nas curvas do Kartódromo de Vespasiano que o mineiro Sérgio Sette Câmara se destacou e conquistou alguns de seus primeiros títulos. Atualmente com 23 anos, o piloto compete na Fórmula E, campeonato de corrida com veículos 100% elétricos, e busca uma oportunidade na Fórmula 1. O piloto afirma que a iniciativa foca, principalmente, na inclusão de jovens.

— Queremos sobretudo apresentar o esporte para um novo público e dar a oportunidade diferente para crianças e jovens que, certamente, não teriam a chance de conhecer o automobilismo.


Aulas

A Prefeitura de Vespasiano selecionou 20 meninos e 20 meninas da rede municipal de ensino que sejam beneficiárias de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, para participar do Automobilismo Educacional. Os escolhidos foram divididos em duas equipes: Cadete, que abrange crianças de até 12 anos, e a Júnior, com os jovens de 13 e 14 anos.


Nos próximos 12 meses, esse grupo terá aulas teóricas e práticas totalmente gratuitas no kartódromo da cidade. Cada jovem terá cinco horas semanais de atividade e vai receber lanches e os equipamentos necessários para pilotar um kart, como macacão e protetores corporais.

Mineiro atua na Fórmula E
Mineiro atua na Fórmula E

A iniciativa é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio do Governo Federal, MG Pneus, MRV Engenharia, Banco BMG, Gasmig, Cedro Engenharia e da RBC Racing, que administra a pista de corrida. Segundo o presidente do Instituto Sérgio Sette Câmara, Felipe Gazola, o patrocínio é justamente um dos fatores decisivos para a continuidade do projeto.

— Vamos buscar mais patrocínio tanto do Governo quanto da iniciativa privada. Queremos renovar o projeto, transformá-lo em uma iniciativa fixa, presente na sociedade. Os empresários precisam investir, precisam ajudar.

Serviço: Lançamento do projeto Automobilismo Educacional

Segunda-feira (4), às 14h30

Kartódromo RBC Racing (Rodovia MG-424, Km 3, bairro Bela Vista, Vespasiano)

Para mais informações, acesse o perfil do Instituto Sérgio Sette Câmara no Instagram: instagram.com/issettecamara

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.