Minas Gerais Ameaçadas por barragem da Vale, famílias deixam suas casas em MG

Ameaçadas por barragem da Vale, famílias deixam suas casas em MG

Vale iniciou o processo de evacuação de mais de 200 pessoas do distrito de Antonio Pereira, em Ouro Preto, ameaçados por barragem em nível 2

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Primeiras mudanças foram feitas nesta terça-feira (14)

Primeiras mudanças foram feitas nesta terça-feira (14)

Divulgação/Defesa Civil MG

A Defesa Civil Estadual de Minas Gerais iniciou nesta terça-feira (14) a remoção de 61 famílias que vivem no distrito de Antonio Pereira, em Ouro Preto, a cerca de 100 km de Belo Horizonte. Em meio à pandemia de Covid-19, cerca de 235 pessoas, entre elas 28 idosos, além de 211 animais precisam deixar suas casas devido a problemas de estabilidade na barragem do Doutor, da Vale.

Na última semana, o nível de emergência da estrutura foi elevada do nível 1 para o 2, em uma escala que vai até o 3, o que exige que pessoas que vivem próximo ao local sejam retiradas de suas casas para evitar que sejam atingidas em um eventual rompimento da barragem. 

O processo de evacuação vai até o final do mês e as famílias terão casas alugadas pela Vale, além do pagamento de despesas como água, luz e IPTU, além de R$ 5 mil a cada núcleo familiar.

Trabalhadores de uma transportadora utilizaram equipamentos de proteção individual e máscaradas para realizar a mudança de cerca de 20 famílias neste primeiro dia. 

Últimas