Análise de esgoto indica 'aumento generalizado' da covid-19 em BH
Estudo monitora presença do coronavírus nas bacias dos córregos do Onça e Arrudas, em BH; pesquisadores falam em "aumento exacerbado" dos casos
Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

O boletim de monitoramento do esgoto de Belo Horizonte divulgado nesta sexta (27), aponta que cerca de 600 mil pessoas estariam infectadas pela covid-19 na capital mineira. O aumento de 100 mil possíveis casos em uma semana foi classificada como um “aumento generalizado” pelos responsáveis pelo estudo.
No boletim anterior, a estimativa era de 500 mil pessoas infectadas em BH.
A estimativa atual dos pesquisadores da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) é mais que 10 vezes maior do que o número oficial de casos confirmados pela Prefeitura de Belo Horizonte, que são 53.625 casos.
Leia também

Primeiro lote de seringas para vacina contra covid chega a Minas

Circuito das luzes de Natal em BH é expandido para evitar aglomerações

Hospital particular em BH suspende atendimento de covid após lotação

Alto Vera Cruz segue como o bairro com mais mortes pela covid em BH

Vacinação contra covid em MG deve ter drive-thru e escolta da polícia
Além de Belo Horizonte, o projeto Monitoramento Covid Esgotos também aponta uma alta no número de pessoas infectadas em Contagem, na região metropolitana. Em duas semanas, a estimativa da população infectada mais que dobrou e está, atualmente, em 300 mil pessoas. A prefeitura municipal aponta que Contagem tem 11.004 casos confirmados.
Bacias hidrográficas
Segundo os especialistas responsáveis pelo monitoramento, a presença do novo coronavírus nas bacias dos rios Arrudas e Onça aumentou de forma “exacerbada”. O grupo de pesquisadores ressalta que esses são “fortes indícios para novo agravamento da pandemia na capital”.
Monitoramento Covid Esgotos
O projeto é uma iniciativa da ANA e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, vinculado à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e conta com a parceria da Copasa, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas e da Secretaria de Estado de Saúde. Já são 32 boletins divulgados desde o dia 13 abril.
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.














