Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Animais ficarão em hotel com donos evacuados por causa de barragem 

Cães, gatos e até um coelho serão retirados do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, e levados para o hotel em que os donos estão hospedados

Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, do R7

Povoado de Pinheiros está abaixo da represa
Povoado de Pinheiros está abaixo da represa Povoado de Pinheiros está abaixo da represa

Um coelho, 30 cães e 40 gatos. Os pequenos animais deixados para trás pelos cerca de 200 moradores de Pinheiros, povoado de Itatiaiuçu (MG), diante do risco de ruptura da barragem de Serra Azul, na madrugada de sexta-feira (8), poderão ficar com seus donos no hotel bancado pela mineradora ArcelorMittal às famílias que precisaram deixar suas casas às pressas.

A represa teve o risco aumentado do nível 1 para 2. O povoado de Pinheiros fica no caminho da lama de rejeitos de minério, caso a estrutura entre em colapso. Por isso, na sexta-feira, cerca de 50 famílias foram retiradas e lá e levadas para hotel em Itaúna, cidade vizinha, ou casas de parentes, como optaram alguns.

AGU quer que Vale pague testes de qualidade da água de Brumadinho

Neste sábado, uma médica veterinária da Comissão de Proteção Animal do Conselho Estadual de Medicina Veterinária visitou, a pedido da empresa, a região abaixo da barragem. A profissional avaliou as condições de saúde dos animais.

Publicidade

Leia mais notícias no R7

Os que têm até 15 quilos ficarão com os donos no hotel.

Segudo a ArcelorMittal, a mina de Serra Azul produz 1,2 milhão de tonelada de concentrado e minério granulado. A barragem de rejeitos, que é do tipo à montante, tem estado desativada desde Outubro de 2012. É a única do tipo “à montante” dentre as barragens da empresa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.