Aplicativo mapeia dados de 180 cachoeiras em 21 cidades mineiras
Tecnologia transforma celular em GPS com navegabilidade off-line
Minas Gerais|Do R7
Conhecer as belezas de Minas Gerais está cada vez mais fácil: há cerca de um mês, o aplicativo Cachoeiras Estrada Real está no ar para divulgar informações de 180 cachoeiras em 21 municípios do Estado. O objetivo do programa é atuar como uma espécia de “guia virtual” e oferecer informações fundamentais para o viajante, tais como rotas, fotos, vídeos e outros dados.
Inicialmente, o serviço foi disponibilizado somente na versão Android, mas, até março já deve ser lançado para os equipamentos com sistema iOS. Os usuários têm acesso a detalhes como nível de dificuldade de acesso, tempo médio de percurso, dicas de segurança, informações sobre guias turísticos, características ambientais e ainda se o terreno se encontra em área particular. O mais importante é que a tecnologia desenvolvida transforma o celular em GPS com navegabilidade off-line, já que muitos dos lugares não possuem sinal de celular.
Para facilitar a vida dos aventureiros, ainda é possível conferir opções de hospedagem por perto, onde comer e outros serviços como proximidade dos postos de gasolina, bancos e telefones de emergência.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Apoio
Por meio da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec), a Fapemig destinou recursos que ajudaram a viabilizar o projeto.“Cachoeiras Estrada Real”.
A Indetec, localizada no Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan), da Universidade Federal de São João Del Rei, é uma das 26 incubadoras de base tecnológicas apoiadas pela Fapemig no estado. Estas incubadoras contam com aportes anuais do estado, via seleção em edital público, que giram em torno de R$ 200 mil até R$ 400 mil.