Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Após fiscalização, governo suspende atividades da mineradora Gute Sicht na Serra do Curral  

Equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente identificou atividade irregular da empresa, nesta terça-feira (02) 

Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos e Richard Souto*, da Record TV Minas

Operações foram interrompidas após fiscalização
Operações foram interrompidas após fiscalização

O Governo de Minas Gerais determinou, nesta terça-feira (02), multa e imediato fechamento das atividades de mineração da Gute Sicht na Serra do Curral, em Belo Horizonte. Uma equipe da Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) identificou atividade da empresa fora de área de seu direto minerário. 

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

A ação de fiscalização na sede da mineradora apontou que a empresa realizava operação sem licença ambiental fora de sua área de direito minerário, descumprindo os limites para além do determinado pela Agência Nacional de Mineração (ANM).


A Record TV Minas recebeu imagens registradas por moradores das proximidades que mostravam a atividade de mineração. Após a fiscalização, as máquinas e os caminhões pararam as operações. 

Na última sexta-feira (28), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu suspender novamente as atividades do empreendimento, por operar sem licenciamento ambiental em área protegida. 


Em nota, a Semad informou que “a Gute Sicht não tem processo de licenciamento ambiental aprovado na Semad e que não há termos de ajustamento de conduta (TAC) vigentes, ou seja, a empresa segue sem autorização administrativa da pasta ambiental para realizar qualquer operação” e que “qualquer eventual retorno das atividades do empreendimento não esteve vinculado a ato autorizativo da Semad, e sim por decisão judical, cabendo à Secretaria cumprir com seu dever nas fiscalizações”. 

Além da notificação e entrega do auto de infração, a equipe do Governo de Minas determinou o pagamento de multa. A Secretaria também informou que órgãos responsáveis seguirão acompanhando o cumprimento da determinação.

*Estagiário sob supervisão de Maria Luiza Reis

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.