Atrasado do Enem pede tolerância e diz que "fechar o portão é um crime"
Estudante investe R$ 3.000 em cursinho e perde prova por três minutos de atraso
Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7 *


13h01. Um minuto após o fechamento dos portões do ICEx (Instituto de Ciências Exatas da UFMG) para as provas do Enem neste domingo (27), o cozinho Irlan de Souza Damasceno tentava convencer o fiscal a deixá-lo entrar. Mas o esforço não deu resultado.
Leia mais notícias no R7 Minas
Artesã que expôs trabalho na Holanda faz Enem para se formar em artes visuais
O candidato ao curso de gastronomia, que saiu da região de Venda Nova para chegar à Pampulha, reclama da falta de tolerância com o atraso de quem ficou parado no ônibus, "já que nem todo mundo tem carro".
— O povo reclama da criminalidade, mas fechar o portão assim é um tipo de crime. Devia ter uma tolerância de dez minutos.
De cabeça baixa, Helio Giovani, 19 anos, lamentava os R$ 3.000 investidos no cursinho preparatório para o Enem. Ele saiu às 10h30 do bairro Letícia, também em Venda Nova, e dependia de dois ônibus. O primeiro chegou ao ponto às 11h40. O estudante perdeu a chance de fazer a prova de hoje por apenas três minutos. Uma menina que estava no mesmo ônibus, e não quis falar o nome, também ficou de fora.
— No segundo ônibus tinha mais gente atrasada. Liguei para dois amigos e eles também disseram que não iam conseguir entrar. Foi uma pena, ontem achei a prova tranquila. Ano que vem vou chegar às 8h.
Apesar dos atrasos, o número de estudantes que não conseguiram chegar a tempo para as provas foi bem menor do que o observado no sábado (26).
Correção comentada no R7
O portal R7, em parceria com o Sistema COC de Ensino, vai divulgar logo após a prova do Enem, neste domingo (27), a correção comentada do exame com gabarito.
O resultado das questões de matemática, linguagens e códigos e os comentários da redação serão divulgados depois das 19h30.
Um total de 7.173.574 inscritos fazem as provas do Enem. O exame será aplicado em 1.161 municípios espalhados pelo País, em 15 mil salas de aula.
* Com Afonso Sepulveda













