Minas Gerais Autorização para viagem de crianças pode ser emitida online

Autorização para viagem de crianças pode ser emitida online

Pais poderão participar de videoconferência e QR Code poderá ser apresentado pelo menor de idade na hora do embarque

Autorização pode ser emitida pelo sistema

Autorização pode ser emitida pelo sistema

Getty Images

Responsáveis de crianças ou adolescentes vão poder conseguir emitir a AEV (Autorização Eletrônica de Viagem) online, seja para viagens nacionais ou internacionais de menores de 16 anos desacompanhados de ambos ou de um dos pais.

O documento agora poderá ser emitido por meio uma videoconferência dos pais com o cartório. A autorização contará com QR Code que poderá ser acessada na hora do embarque. A mudança foi autorizada pela Corregedoria Nacional de Justiça e vale para os casos em que não é necessária a autorização judicial.

Segundo o TJMG, (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), a emissão da autorização deve ser feita exclusivamente pelo Sistema de Atos Notariais Eletrônicos (e-Notariado). A plataforma permite acessar serviços de cartórios de todo o Brasil sem a necessidade de ir até o local.

Caso os pais não consigam fazer a videoconferência, poderão ainda fazer a solicitação do documento no site e comparecer ao cartório indicado pelo sistema para assinar o documento.

A emissão da AEV é facultativa para crianças e adolescentes, segundo regulamentação da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais. Em casos em que a autorização judicial é necessária, o documento pode ser obtido nas varas da infância e juventude, nos fóruns da comarca local, com apresentação dos documentos da criança e dos pais.

Os modelos de formulários de autorização e outras informações estão disponíveis no site do TJMG.

Últimas