Avião sem motor cai em telhado de empresa em MG e piloto fica ferido
Modelo conhecido como planador é usado, principalmente, para disputas esportivas e ações militares; acidente aconteceu em São João del-Rei
Minas Gerais|Caio Augusto*, do R7

Uma aeronave de pequeno porte caiu no telhado de uma empresa de mineração, na manhã desta quarta-feira (22), na cidade de São João Del Rei, a 184 km de Belo Horiozonte. O piloto da aeronave que não tem motor teve ferimentos leves.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o piloto sobrevoava o Aeroporto Municipal Prefeito Octávio de Almeida Neves no modelo conhecido como planador e se preparava para pousar, quando perdeu o controle do avião e acabou caindo no telhado da empresa.
Ainda segundo os bombeiros, o piloto da aeronave, um engenheiro civil de 66 anos, foi resgatado consciente e com suspeita de fratura nos braços. A vítima foi conduzida para a Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei.
Oito bombeiros em três viaturas atuaram no resgate da vítima e na retirada dos destroços da aeronave do alto do telhado. Segundo a família da vítima, o avião é o quarto modelo construido pelo piloto.
Planador
O planador é um modelo de aeronave que não utiliza motor. Ele é usado, principalmente, em competições esportivas e ações militares.
Para decolar, o planador é auxiliado por um gincho, que projeta a aeronave a uma altura de 600 a 1.000 metros acima da pista de decolagem de um aeroporto. Ele consegue voar por meio de correntes de ar atmosférico, que fazem com que o modelo plane no céu.
* Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Nascimento