Bairro Santa Tereza em Belo Horizonte celebra 123 anos com festa e homenagens aos moradores
Com tantos anos de história, bairro passou e ainda passa por muitas mudanças, mas moradores lutam para preservar tradições
Minas Gerais|Maria Luiza Reis, Do R7
O bairro Santa Tereza, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, completa 123 anos neste mês de outubro. Para celebrar, o fim de semana será de festa no bairro. A comemoração contará com corrida solidária, exposição de carros antigos, apresentações musicais e uma solenidade de entrega de diplomas aos moradores pela Associação dos Amigos do Bairro Santa Tereza.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
A jornalista Eliza Peixoto, que mora no bairro há 23 anos, comenta sobre as origens de Santa Tereza. “O bairro foi formado por imigrantes portugueses, espanhóis, italianos e pessoas que haviam sido escravizadas e libertadas. Eles vieram para a capital que estava nascendo em busca de novas oportunidades e contribuíram para construção da cidade. Muitas dessas famílias ainda residem aqui”, contou.
Com tantos anos de história, o bairro passou e ainda passa por muitas mudanças, mas os moradores lutam para preservar tradições, como o ar de cidade de interior que caracteriza a região. “Aqueles que já moravam aqui e buscavam um lugar com cara de interior, continuam com o mesmo perfil, como conversar com moradores na praça, troca de comidas entre vizinhos. Por exemplo, no velório do meu marido, inúmeras pessoas do bairro compareceram, fora as visitas que recebi aqui em casa. Isso você não encontra em qualquer lugar”, comentou Eliza.
Para a moradora, o sucesso em preservar o caráter interiorano do bairro se deve muito ao movimento Salve Tereza, que nasceu nos anos 1990 e impediu a construção de arranha-céus. Em 1996, a mobilização dos moradores fez com que fosse aprovada a Lei 7166/1996 da ADE (Área de Diretrizes Especiais), que criou normas especiais de proteção ao bairro. Em 2013, o movimento também impediu o projeto que previa a construção do maior edifício da América Latina no bairro.
Essa conquista está, agora, novamente ameaçada. Eliza comenta que, em novembro de 2022, a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou, em uma Conferência Municipal de Política Urbana, modificações da ADE, como permitir a abertura de comércios em ruas que, atualmente, são apenas residenciais. “A partir do momento em que você mutila a ADE, você vai abrir para grandes comércios, grandes empreendimentos, que vão engolir os pequenos”, disse a jornalista.
Atualmente, Santa Tereza conta com 93 bares em 63 ruas. Hoje, a luta de moradores contra a poluição sonora deu origem ao Movimento Unidos Por Respeito. Conhecido por muitos como o ‘bairro dos bares’, a Eliza reforça que os moradores não são contra os empreendimentos, mas desejam que as leis sejam respeitadas a fim de manter a boa convivência entre a vizinhança".
Neste fim de semana, os moradores se unem para celebrar o bairro que encanta quem vem de fora. Confira a programação:
Sábado (7)
8h00 – 1ª Corrida do aniversário de Santa Tereza (5 KM)
10h – Exposição dos Carros antigos (Rua Adamina frente ao Bolão e ponto de Taxi)
10h30 - Apresentação dos personagens Mickey e Minnie
11h – Show de bandas dos alunos Fá Bemol Escola de Música
14h – Grupo de Dança - Apoio Social Solidariedade do GASS
15h – Show com Paulinho Oliveira
18h - Show dos Amigos do Clube da Esquina (homenagem)
20h00 – Show Banda Urbana 2 (Legião Urbana Cover)
Domingo (8)
10h – Exposição de carros antigos (Rua Adamina, em frente ao restaurante Bolão)
10h30 – Show com Mickey e sua turma
11h00- Culto ecumênico com Padre Célio Xavier e Pastor Romildo
12h00 – Solenidade entrega dos Diplomas aos moradores pela Associação dos Amigos do Bairro Santa Tereza
13h30 – Apresentação do Coral União de Cegos de Santa Tereza
14h - Apresentação do Mestre de capoeira MUSEU
15h - Show Ernani Borges
17hs-19h - Show Zelia Estrella e Banda Aurora