Lar de idosos é interditado após 8 mortes em Ribeirão das Neves (MG); local estava sem registro
Local funcionava irregularmente como lar de idosos; instituição era privada e não tinha o devido registro
Balanço Geral MG|Do R7
A Vigilância Sanitária de Ribeirão das Neves, na região Metropolitana de Belo Horizonte, interditou, na tarde desta quarta-feira (19), um local que funcionava irregularmente como lar de idosos. A instituição está sendo investigada pela morte de oito pessoas nos últimos seis meses.
De acordo com Virgínia de Castro, Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social de Ribeirão das Neves, as denúncias sobre a casa de repouso surgiram por meio de um ofício do Ministério Público e também pelas redes sociais. "Recebemos denúncias por meio de mensagens, imagens das redes sociais, fizemos uma visita à instituição acompanhados pela Secretaria de Saúde e pela Vigilância Sanitária", relatou a secretária.
A instituição, que era privada e não tinha o devido registro, funcionava de forma totalmente irregular. Durante a visita, foi descoberto que a casa de repouso operava há seis meses no município, e antes disso, havia funcionado em Belo Horizonte e Sabará. "A mudança frequente de cidade é uma prática comum entre locais irregulares", alertou a secretária.
Na visita, foi constatado que a instituição possuía apenas três cuidadores responsáveis por 21 acolhidos, sendo 19 idosos e dois adultos. No momento da inspeção, no entanto, apenas dois cuidadores estavam presentes.
As informações sobre a casa de repouso serão encaminhadas ao Ministério Público, que, em conjunto com a Secretaria de Saúde, tomará as medidas necessárias. Caso o local não se regularize, a interdição definitiva poderá ser aplicada.
Veja a reportagem completa no vídeo acima.
Últimas