Logo R7.com
RecordPlus

Bares pedem volta do consumo de bebidas alcoólicas em BH

Prefeitura de BH  ficou de dar uma resposta para a demanda até esta quarta-feira (9), mas Abrasel deve entrar na Justiça, caso resposta não seja positiva

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

  • Google News
Bares foram proibidos de vender bebidas alcoólicas
Bares foram proibidos de vender bebidas alcoólicas

Representantes de bares e restaurantes de Belo Horizonte pediram à prefeitura que volte atrás na decisão de vetar a venda de bebida alcoólica para consumo nos estabelecimentos. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (7).

Na tarde de hoje, dirigentes da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes de Belo Horizonte) se reuniram com representantes da prefeitura para tentar um acordo. O Executivo municipal se comprometeu a dar uma resposta até esta quarta-feira (9), mas a Abrasel adianta que acionará a Justiça caso a medida não seja contemplada.


A entidade ainda fez outro pedido à Prefeitura de BH, para que libere o retorno do self-service nos restaurantes, com a contrapartida de oferecer luvas aos consumidores, como já ocorre em outras capitais. 

Os restaurantes ficaram fechados para consumo no local entre o fim de março e agosto, quando foi liberada a abertura dos estabelecimentos, desde que funcionários servissem os clientes.


A Abrasel negocia, junto a entidades como o Sebaes e outras empresas, um programa de conscientizção dos clientes para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

Restrição


Começaram a valer, a partir desta segunda-feira (7), uma série de restrições impostas pela Prefeitura de Belo Horizonte a estabelecimentos comerciais para tentar conter a alta de casos de covid-19 na cidade.

Conforme decretos assinados pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), bares, restaurantes e lanchonetes não podem vender bebidas alcoólicas para consumo no local. Também estão proibidos eventos gastronômicos, espetáculos e shows.


A restrição da venda de bebidas alcoólicas vale para todos os estabelecimentos alimentícios e similares que comercializem estes produtos. No entanto, a venda para consumo fora do local segue permitida.

Esta não é a primeira vez que o consumo de bebidas alcoólicas é proibido na capital mineira. Em agosto deste ano, quando o prefeito autorizou a reabertura dos bares e restaurantes pela primeira vez, a estratégia adotada para evitar aglomerações foi a mesma.

A partir desta segunda, também estão proibidos eventos gastronômicos, espetáculos e shows. Até então, a prefeitura autorizava, desde o fim de outubro, as apresentações musicais com público sentado. As peças teatrais que já têm alvarás vigentes seguem autorizadas para performances apenas com a plateia sentada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.