Barragem em Barão de Cocais (MG) passará por nova inspeção
Análise será feita no domingo (10); Moradores de bairros da zona rural da cidade foram retirados de casas devido ao risco de rompimento
Minas Gerais|Ana Gomes, do R7
A Vale anunciou que fará uma nova inspeção na barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco, em Barão dos Cocais, a 93 quilômetros de Belo Horizonte, neste domingo (10). Uma empresa alemã, especialista em análise de estabilidade, emitirá um laudo com as considerações. Apenas após os resultados, os moradores, que foram retirados preventivamente de casa devido ao risco de rompimento da estrutura, terão previsão de quando poderão voltar aos lares.
Leia também: Em Minas, 1,7 milhão de pessoas vivem sob ameaça de barragens
A mineradora informou que depois do acionamento de emergência da madrugada dessa sexta-feira (8), continua realizando o monitoramento das condições da barragem de quatro em horas. A empresa afirmou que a última verificação não detectou anormalidades.
Até a emissão desse novo laudo, o alerta permanece como “Nível 2” e os moradores ficarão hospedados fora da região a jusante da barragem. Após os bairros da zona rural serem evacuados, 205 pessoas foram para hotéis e 188 para casas de parentes em Barão de Cocais.
Itatiaiuçu
Leia também
Uma evacuação também foi acionada em Itatiaiuçu, a 77 quilômetros da capital mineira, na madrugada da última sexta-feira (8). A mineradora Arcelor Mittal adotou a medida por precaução após perceber alteração nos níveis da represa Serra Azul durante avaliação "rigorosa".
A represa abriga 5,2 milhões de metros cúbicos de rejeitos e tem 90 metros de altura. Os cerca de 200 moradores foram levados para a praça da cidade e, de lá, para um hotel no município vizinho de Itaúna.