Belo Horizonte bate recorde de frio nesta quarta-feira (18)
Mínima foi de 6,7ºC e sensação de -9ºC; temperatura é a mais baixa registrada desde 1961, quando começaram as medições na capital
Minas Gerais|Túlio Lopes, da Record TV Minas
Os moradores de Belo Horizonte passaram frio durante a madrugada e manhã desta quarta-feira (18). Os termômetros na capital mineira atingiram a mínima de 6,7ºC às 6h da manhã. A sensação térmica foi de -9ºC. Essa é a temperatura mais baixa registrada em um mês de maio desde o início da medição em 1961. Até o dia de hoje, o registro mais baixo era de 7,5ºC, em maio de 1977. Esse recorde pode ser batido ainda nesta semana, já que a previsão de temperatura mínima para a quinta-feira (19) é de 5ºC, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Até então, a temperatura mais fria do ano havia sido registrada em abril, com 11,9ºC.
A queda na temperatura se deve a uma massa de ar polar que vem do polo sul e que está passando pelo Brasil. A massa de ar polar vai ocasionar um frio intenso até a próxima terça-feira (24).
A previsão do tempo para sexta é de mínima de 7ºC e máxima de 20ºC. Para o fim de semana, a expectativa também é de frio. No sábado, a temperatura também vai variar de 7ºC a 20ºC e, no domingo, a mínima esperada é de 10ºC e a máxima de 23ºC. Não há previsão de chuva para a capital mineira.
O frio intenso atinge todo o estado de Minas Gerais. Nas regiões Sul, Sudoeste e no Triângulo Mineiro, houve formação de geada ao amanhecer. Na cidade de Maria da Fé, a 432 km de Belo Horizonte, a mínima prevista para esta quarta-feira é de -1ºC.