Belo Horizonte começa a vacinar crianças contra dengue
Veja os locais onde o imunizante está disponível pelo SUS e os documentos necessários para receber a injeção
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A Prefeitura de Belo Horizonte começa a aplicar a vacina contra a dengue pelo SUS (Sistema Único de Saúde), nesta terça-feira (27). O primeiro público convocado é formado por crianças com idades entre 10 e 11 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde estima que a cidade tenha 48 mil crianças na faixa etária. Elas serão atendidas em todos os 152 Centros de Saúde, das nove regionais da capital mineira. A maior parte das unidades funciona das 07h às 19h, mas alguns postos têm horários alternativos. A lista completa de endereços e horários está disponível neste link.
A criança precisa estar acompanhada pelos responsáveis legais no ato da vacinação, além de apresentar, segundo a prefeitura, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.
"A vacina pode ser administrada simultaneamente com as demais doses do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e Adolescente. Em relação a quem teve diagnóstico recente de dengue, a recomendação é que aguardem seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença", declarou a Secretaria Municipal de Saúde.