Minas Gerais Belo Horizonte testa ônibus elétrico no transporte público

Belo Horizonte testa ônibus elétrico no transporte público

Veículo vai circular na capital por 30 dias; usuários podem preencher formulário para avaliar desempenho do coletivo

  • Minas Gerais | Giovana Maldini*, do R7

Ônibus vai circular por 30 dias em BH

Ônibus vai circular por 30 dias em BH

Divulgação/BHTrans

A Prefeitura de Belo Horizonte começou a testar um ônibus 100% elétrico no sistema de transporte coletivo da capital nesta sexta-feira (12). O veículo vai circular na cidade durante 30 dias.

No período, serão avaliados o desempenho, consumo, emissão de poluentes atmosféricos e emissão de ruídos. Além disso, a prefeitura quer verificar a viabilidade técnica e econômica da utilização desse veículo como transporte público.

Durante esse período, os usuários do ônibus elétrico poderão compartilhar suas percepções sobre o coletivo por meio de uma pesquisa online, usando um QR Code que estará disponível em cartazes dentro do ônibus. O formulário para avaliação também está disponível neste link.

Serão usadas várias linhas como teste para analisar o desempenho do ônibus elétrico em diferentes itinerários e também para que mais usuários possam avaliá-lo. A operação será, em média, de uma semana em cada linha.

Veja abaixo o cronograma por linhas:

9250 – Caetano Furquim/Nova Cintra via Savassi (a partir do dia 12);
5503A – Goiânia A;
9105 – Nova Vista/Sion;
815 – Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI.

Veja também: Prefeitura de BH vai investigar contratos com empresas de ônibus

O ônibus elétrico da BYD tem 12,6 metros de comprimento, três portas, ar-condicionado e área reservada para cadeira de rodas. O veículo tem a capacidade total de 72 passageiros, sendo 36 sentados. A autonomia das baterias é em média de 210 quilômetros, segundo a PBH.

Sustentabilidade

O presidente da BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), Diogo Prosdocimi, ressalta que esse é um importante passo na busca por uma cidade mais sustentável.

“O teste com o ônibus elétrico é fundamental para avaliarmos seus benefícios, eventuais desafios e também a aceitação dos usuários do transporte coletivo da capital. Essas informações vão ajudar no planejamento do futuro da mobilidade em Belo Horizonte, em que o caminho natural em todas as grandes cidades do mundo é a busca por um transporte utilizando energia limpa”, afirma.

Já Danilo Gusmão, presidente da Cemig SIM, empresa do grupo Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), analisa a parceria que viabilizou o projeto oferecendo energia renovável de fazendas solares para abastecer o ônibus elétrico.

“No momento em que o mundo está discutindo as questões climáticas na COP26, a Cemig SIM reafirma seu compromisso com a oferta de energia limpa e renovável aos mineiros. Dessa forma, estamos contribuindo com a melhoria da vida das pessoas e do meio ambiente”, diz.

O Projeto Mobilidade Elétrica é uma parceria do Iclei/TAP (Governos Locais pela Sustentabilidade/Programa da Ação Transformadora) com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Cemig SIM, e envolve também o WRI Brasil (World Resources Institute) para a promoção de estudos e ações conjuntas nas áreas de mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável de Belo Horizonte.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas