Minas Gerais Betim (MG) tem oito candidatos a prefeito nas eleições 2020

Betim (MG) tem oito candidatos a prefeito nas eleições 2020

Prefeito Vittorio Medioli (PSD) vai enfrentar o atual vice e a ex-prefeita Maria do Carmo Lara (PT) em disputa pelo poder na cidade da Grande BH

Cidade é uma das maiores da Grande BH

Cidade é uma das maiores da Grande BH

Divulgação/Copasa

Oito candidatos registraram suas candidaturas e disputarão a Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O 1º turno será no dia 15 de novembro e o 2º será duas semanas depois, no dia 29 de novembro, caso nenhum deles consiga obter metade mais um dos votos.

Betim tem, atualmente, uma população estimada de 444.784 habitantes. Destes, 274.502 estão aptos para votar no pleito de 2020, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. O número é 6% maior do que em 2018.

Candidatos

O atual prefeito da cidade, Vittorio Medioli (PSD), é candidato a reeleição. Medioli é empresário do setor de transportes, nasceu na cidade italiana de Parma mas vive em Minas Gerais desde 1976. A economista Cleusa Lara (PSL), ex-secretária municipal de Governo de Betim, é a sua candidata a vice.

O atual vice-prefeito de Betim, Dr. Vinícius Resende (Rede), também é candidato ao Executivo. Ex-vereador, Resende é servidor na área da Saúde. Seu companheiro de chapa é o empresário Fabrício Freire, ex-secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da cidade.

A cidade tem outro médico que também é candidato a prefeito. Jaesel Portes, mais conhecido como Dr. Xaropinho (MDB), é empresário e servidor da Saúde em Betim. Seu candidato a vice é o advogado Neilton de Almeida.

O ex-presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Mendonça (PRTB), é outro postulante ao Executivo municipal. Ele atua como juiz de paz e foi candidato a prefeito em 2016 pelo PSL. Seu candidato a vice é Igor Gomes, também do PRTB.

O PSOL terá como candidata em Betim a artista e professora Gabriela Clemente. Ela possui formação na área de História e também em Artes. Seu candidato a vice é o assistente social José Assis Manguinho, do mesmo partido.

O servidor municipal Júnio Araújo é candidato pelo Solidariedade. Júnio é formado em Direito, Ciências Contábeis, Gestão da Saúde e Administração Pública, além de ter sido secretário adjunto de Saúde em Betim e secretário municipal de Saúde em Brumadinho, também na Grande BH.

A ex-prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), tenta ser eleita novamente para o cargo. Além de ter sido chefe do Executivo duas vezes, , a professora do Estado já foi deputada federal entre 1999 e 2008. Seu candidato a vice é o advogado Edson Soró (PT), ex-secretário municipal de Governo em Betim e ex-assessor parlamentar.

O produtor cultural José Augusto Bernardes, mais conhecido como Zulu, será candidato a prefeito pelo PCB. Um dos fundadores do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Zulu presidiu, em duas oportunidades, a Funarbe (Fundação Artístico-Cultural de Betim). Seu candidato a vice é o advogado Dogival Alcantara (PCB).

Candidatos a Prefeitura de Betim registrados até o momento (por ordem alfabética):

. Dr. Vinícius (Rede) e Fabrício Freire (Rede)
. Dr. Xaropinho (MDB) e Dr. Neilton (MDB)
. Fernando Mendonça (PRTB) e Igor Gomes (PRTB)
. Gabriela Clemente (Psol) e José Manguinho (Psol)
. Júnio Araújo (Solidariedade) e Júlia Pego (Solidariedade)
. Maria do Carmo (PT) e Edson Soró (PT)
. Vittorio Medioli (PSD) e Cleusa Lara (PSL)
. Zulu (PCB) e Dogival Alcantra (PCB)

*Estagiário do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas