Betim (MG) volta a fechar shoppings e academias após mortes por covid
Decreto prevê a suspensão dos serviços por, pelo menos, 15 dias; cidade da Grande BH iniciou a flexibilização do isolamento social em 18 de abril
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Vittorio Medioli, prefeito de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, decidiu voltar a fechar shoppings e academias da cidade. A decisão acontece após o município registrar a 10ª morte por covid-19.
Segundo a prefeitura, um novo decreto determinando a suspensão deve ser publicado nesta quarta-feira (3). A previsão é que os shoppings e academias fiquem fechados por, pelo menos, 15 dias. O texto também vai obrigar o uso de tapetes com soluções sanitizantes nas portas dos comércios com autorização para funcionamento, igrejas e prédios públicos.
Ao anunciar as medidas, Medioli destacou que a equipe de Saúde já havia anunciado que o processo de reabertura será reavaliado de acordo com os dados epidemiológicos. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Minas Gerais tem, até o momento, quase 11 mil casos confirmados e 289 mortes provocadas pelo coronavírus.
— Desde o primeiro decreto, deixamos claro que o acompanhamento dos números da epidemiologia e o comportamento da população seriam fundamentais para novas medidas de controle. Esta decisão aconteceu após muito debate entre técnicos da equipe de combate à pandemia da administração municipal.
Leia mais: Governo de MG prevê 100 mil casos de covid-19 no Vale do Aço
A cidade iniciou a flexibilização do isolamento social no dia 18 de abril. Desde então, bares, restaurantes, lanchonetes e galerias também puderam abrir as portas, com a adoção de medidas de proteção.














