Minas Gerais BH amplia horário de restaurantes e bares e reabre feiras e clubes

BH amplia horário de restaurantes e bares e reabre feiras e clubes

Novas medidas de flexibilização foram anunciadas pela prefeitura nesta quinta-feira (8); comércio funcionará no Dia das Mães

Prefeitura anuncia reabertura de feiras

Prefeitura anuncia reabertura de feiras

Feira do Mineirinho / Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte autoriza, a partir do próximo sábado (8), novas medidas de flexibilização na capital mineira.

Com isso, o comércio poderá voltar a abrir as portas aos domingos — exceto os bares e restaurantes. No caso desses estabelecimentos, o horário de funcionamento foi estendido até às 19 horas. Além disso, a prefeitura também autorizou o funcionamento das feiras e clubes. 

A justificativa para mais uma rodada de abertura da cidade foi a queda dos indicadores da pandemia no município. Nesta quinta-feira (6), o índice de transmissão por infectado, que mede a velocidade de expansão da doença, está em 0,93. Isso significa que há, uma queda no número de pessoas contaminadas na cidade. 

Exemplo

Segundo o infectologista Carlos Starling, que faz parte do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, há uma tendência de queda nos indicadores, mas os números ainda são altos. 

— A tendência continua de redução no número de internações. A velocidade da pandemia diminuiu, mas é uma estabilização, com tendência de queda, muito no alto. TEmos cerca de 400 casos por 100 mil habitantes, o que é muito elevado. 

Ainda segundo Starling, se as medidas de restrição adotadas em Belo Horizonte desde o ano passado fosse feita em todo o país, os números de mortos durante a pandemia seria menor. 

— A cidade dá exemplo ao país. Não precisávamos estar caminhando para meio milhao de mortos no país, se o processo fosse feito de forma responsável, certamente, nao estaríamos na situação que estamos.

Dia das Mães

De acordo com o prefeito Alexandre Kalil (PSD), o planejamento da prefeitura para esta reabertura levou em conta a necessidade de funcionamento do comércio no Dia das Mães, segunda data do ano mais importante para o setor. 

No entanto, o prefeito relembrou a morte do ator Paulo Gustavo, na última terça-feira (6), para pedir que os jovens tenham cautela no Dia das Mães, comemorado neste domingo (9).

— Eu já não tenho a minha, mas muitos de vocês, que são mais jovens, vão se encontrar com as mães. A morte do Paulo Gustavo é simplesmente a mrote de um ente muito querido a todos, mas é mais um CPF que se foi e que não passará mais um Dia das Mães com a mãe dele, que está viva. Ele era um rapaz de 42 anos.

Últimas