Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Kalil cita morte de Paulo Gustavo para pedir cuidado no Dia das Mães

Prefeito anunciou novas flexibilizações do comércio em BH e disse que a data deverá ser a última sem a presença física das mães

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Prefeito disse que esse Dia das Mães pode ser o último na pandemia
Prefeito disse que esse Dia das Mães pode ser o último na pandemia Prefeito disse que esse Dia das Mães pode ser o último na pandemia

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), relembrou a morte do ator Paulo Gustavo, nesta terça-feira (6), para pedir que os jovens tenham cautela no Dia das Mães, comemorado neste domingo (9). 

— Eu já não tenho a minha, mas muitos de vocês, que são mais jovens, vão se encontrar com as mães. A morte do Paulo Gustavo é simplesmente a mrote de um ente muito querido a todos, mas é mais um CPF que se foi e que não passará mais um Dia das Mães com a mãe dele, que está viva. Ele era um rapaz de 42 anos. 

Ainda de acordo com Kalil, parte da população não ouviu os alertas da prefeitura sobre a gravidade da doença. 

— Há um ano e 3 meses, eu avisei que estávamos em guerra e ninguém acreditou. Depois, disse que cartão de plano de saúde não era vacina e parte da população não acreditou. Disse, ainda, que este poderia ser o último Natal para muitas famílias, e ninguém acreditou. Isso resultou em uma explosão de dados. Sobre festas, praia, viagem, irresponsabilidade, negacionismo, eu me nego a falar, porque acho que isso é ate biblico: não vou jogar pérola a porcos.

Publicidade

Flexibilização

O prefeito anunciou, em entrevista coletiva, novas medidas de flexibilização na capital mineira. A partir deste fim de semana, o comércio poderá voltar a abrir as portas aos domingos - exceto os bares e restaurantes. No caso desses estabelecimentos, o horário de funcionamento foi estendido até às 19 horas. 

Publicidade

A decisão foi tomada após reunião entre o prefeito e integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que ocorreu a portas fechadas, nesta quarta-feira (5), para analisar os indicadores números da pandemia na cidade. Os três indicadores que monitoram o avanço do coronavírus na capital mineira apresentaram redução por três dias seguidos nesta semana.

Funcionamento da cidade

Publicidade

Desde o dia 22 de abril, o comércio não essencial de Belo Horizonte está autorizado a funcionar, seguindo protocolos e com restrições de horário para alguns setores. Bares, restaurantes e outros estabelecimentos que servem refeições só podem receber clientes de segunda à sábado, entre 11h e 16h. Aos domingos, apenas os serviços essenciais podem funcionar. Nem os supermercados estão autorizados a abrir nestas datas.

As escolas também foram autorizadas a receber os alunos de 0 a 5 anos após 13 meses de fechamento. Ainda assim, algumas categorias negociam mais flexibilizações, como é o caso da Abrasel-MG (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais) que enviou ao prefeito um pedido para que bares e restaurantes possam abrir no período noturno. A entidade alega que o funcionamento após às 18h é responsável por 70% do faturamento dessas empresas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.