Minas Gerais BH bate recorde histórico de temperatura pela 2ª vez em 5 dias

BH bate recorde histórico de temperatura pela 2ª vez em 5 dias

Termômetros chegaram a 38,4º C nesta quarta-feira (7); especialistas indicam chegada de pancadas de chuvas a partir deste sábado (7) na região

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7

Tarde foi marcada por sol forte e calor

Tarde foi marcada por sol forte e calor

Dudu Barbatti / Record TV Minas

Belo Horizonte bateu nesta quarta-feira (7), pela segunda vez na mesma semana, o recorde de dia mais quente dos últimos 110 anos, quando o clima começou a ser monitorado na cidade.

A capital mineira registrou 38,4º C nesta tarde, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Cleber Souza, meteorologia do Inmet explica que temperatura máxima foi registrada na estação de medição da Pampulha. Segundo o especialista, os termômetros podem subir ainda mais no decorrer da semana.

— A chegada da frente fria faz com que o bloqueio atmosférico que ocupa a região Central do Brasil fique mais concentrado, gerando novas altas. BH pode chegar a 39º C nos próximos dois dias.

Chuvas

De acordo com o meteorologista Cleber Souza, Belo Horizonte e algumas cidades da região metropolitana vêm registrando chuvas isoladas nos últimos dias. A expectativa é que BH receba temporais a partir do próximo sábado (7), quando a frente fria deve quebrar, temporariamente, a onda de calor.

— No sábado (7), devem acontecer chuvas fortes, temporais, até com rajadas de vento e granizo, podendo causar algum estrago. Essas chuvas devem persistir por alguns dias seguidos, ajudando a reduzir as temperaturas na região.

Ainda de acordo com o Inmet, a capital não recebe chuvas consideráveis desde o fim do mês de agosto.

Últimas