Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH deve ter a maior temperatura do ano nesta sexta-feira (13)

Capital mineira teve a madrugada mais quente deste inverno, com 5º C acima da média; termômetros devem registrar leve queda no fim de semana

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Massa de ar quente atua sobre a cidade
Massa de ar quente atua sobre a cidade Massa de ar quente atua sobre a cidade

Belo Horizonte deve bater o segundo recorde de maior temperadura do ano seguido, nesta sexta-feira (13). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros devem chegar a 36º C, ficando acima dos 35,4º C registrados nesta quinta-feira (12), considerada o dia mais quente do ano.

Quem teve a sensação de passar muito calor nas últimas noites, não estava enganado. De acordo com Inmet, a capital mineira teve a madrugada mais quente do ano, com mínima de 22,1º C, 5º C acima da média esperada para o mês de setembro. 

Entenda como a mudança climática afeta a saúde

A meteorologista Anete Fernandes explica que a alta nos termômetros se deve a uma massa de ar seco que está “praticamente parada sobre a região”. De acordo com a especialista, o fenômeno é comum para esta época do ano na região, contudo, o fenômeno conhecido como ilhas de calor aumenta a temperatura nos centros urbanos.

Publicidade

— Nos grandes centros, devido à mudança do solo, urbanização e poluição, a temperatura, se comparada com os arredores, não cai muito.

Nos últimos dias, a umidade relativa do ar na Grande BH está ficando abaixo dos 30%, o que é considerado estado de alerta para a Organização Mundial da Saúde. Na última terça-feira (10), o Inmet emitiu um alerta de risco à saúde causado pelo tempo seco, que vale até este fim de semana.

Publicidade

Próximos dias

Segundo dados do Inmet, as temperaturas devem ficar mais amenas neste fim de semana, por volta dos 30º, em Belo Horizonte. Sem previsão de chuvas, a expectativa é que os termômetros voltem a subir na próxima semana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.