Minas Gerais BH pode receber quase 60% da média de chuvas do mês em 5 dias

BH pode receber quase 60% da média de chuvas do mês em 5 dias

Capital pode ter entre 150 mm e 200 mm de chuva até sexta (11), enquanto a média do mês de dezembro é de 358,9 mm; chuva atinge boa parte de MG

BH já tem céu nublado nesta tarde de segunda (7)

BH já tem céu nublado nesta tarde de segunda (7)

Lucas Pavanelli / R7

Belo Horizonte pode receber, nos próximos cinco dias, quase 60% da média de chuvas esperada para o mês de dezembro.

De acordo com o comunicado emitido pela Defesa Civil municipal nesta segunda (7), é esperado um volume de chuvas de 150 mm a 200 mm entre hoje e sexta-feira (11). O número representa quase 60% da média climatológica para o mês de dezembro, que, entre 1981 e 2010, esteve em 358,9 mm.

A formação de uma zona de convergência do Atlântico Sul causaria esse grande volume de chuvas, que podem vir acompanhadas de ventos com velocidade acima de 50 km/h e raios.

O órgão alerta para a população evite trafegar em áreas de inundação e que fique atenta com o aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas de água. Caso algum morador se encontre em uma situação de risco, é possível acionar a Defesa Civil de BH pelo número 199.

Minas em alerta

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu um alerta de chuvas com volume de até 100 mm, ventos fortes e risco de cortes de energia e alagamento. O comunicado abrange 703 das 853 cidades mineiras e é válido até terça-feira (8), podendo ser renovado pelo instituto.

 *Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas