Logo R7.com
Logo do PlayPlus

BH vai monitorar covid-19 entre torcedores que foram ao Mineirão

Município vai usar dados das pessoas que assistiram à partida para verificar se vão desenvolver a doença nas próximas semanas

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Torcedores se aglomeraram durante partida
Torcedores se aglomeraram durante partida

A Prefeitura de Belo Horizonte vai monitorar a incidência de covid-19 entre os torcedores que assistiram à partida entre Atlético-MG e River Plate, na noite desta quarta-feira (18), que chamou atenção por cenas de aglomeração no estádio Mineirão.

Jackson Machado, secretário municipal de Saúde, explica que o objetivo da equipe de vigilância é comparar o número de casos da doença entre o público da partida e os demais moradores da cidade.

Para isto, o município vai usar os dados indicados pelos torcedores durante a compra de ingresso. Por determinação da prefeitura, eles foram obrigados a fazer um cadastro com o número de CPF e de telefone.

— Sabemos todas as pessoas que estiveram lá pelo CPF. Então, se adoecerem, ficaremos sabendo e vamos investigar se foram infectadas no estádio e se o evento impactou nos números da cidade.


A Minas Arena, responsável pela adminsitração do Mineirão, também vai realizar nas próximas semanas testes de coronavírus em parte do público que será selecionada por amostragem.

Os representantes da prefeitura vão se reunir com a diretoria do Atlético-MG e da administração do estádio, nesta sexta-feira (20), para analisarem o que causou as aglomerações durante a partida. Segundo Machado, caso não seja possível solucionar o problema, a presença do público pode ser suspensa, já que esta foi a primeira disputa com público desde o início da pandemia e iria servir como teste.


— A avaliação das nossas equipes de Vigilância e de Segurança é que o que ocorreu no entorno do estádio antes do jogo não foi uma coisa tão impactante. Por outro lado, o que ocorreu dentro do estádio não foi o que combinamos com o Atlético e a Minas Arena. Tínhamos combinado de distribuir 30% dos torcedores em todos os setores e não foi isto que vimos.

Resposta


Procurado, o Atlético afirmou que adotou todas as medidas possíveis para evitar as aglomerações na partida pela Libertadores, inclusive com campanhas de conscientização. A Minas Arena também destacou que seguiu os protocolos de segurança e prometeu ampliar as medidas relacionadas ao público nas próximas partidas.

"Diante disso e respeitando os protocolos, diversas medidas de segurança consistentes internas foram adotadas. Além de o efetivo padrão empregado em uma partida desse porte, o Mineirão contou com brigadistas, orientadores de público e enfermeiros formando dezessete equipes multidisciplinares de ronda no estádio", pontuou a Minas Arena em nota.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.