Empresas vão detalhar logística do dia de votação
Breno Pataro / PBHA Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta segunda-feira (24), que o transporte público na capital mineira será gratuito neste domingo (30), de segundo turno das Eleições.
O anúncio foi feito pelo prefeito Fuad Noman (PSD). Segundo o político, a decisão atende liberação do STF (Supremo Tribunal Federal).
Na última quinta-feira (18), o Supremo confirmou a decisão que permite aos prefeitos liberarem o transporte público municipal sem que sejam responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral. O órgão também determinou que o transporte público deve ser mantido em níveis normais.
"Votar é direito de todos. E é dever do Estado promover esforços para que esse direito seja garantido. Belo Horizonte vai disponibilizar transporte público coletivo de ônibus gratuito no domingo (30). Bom voto a todos", anunciou o prefeito Fuad Noman.
Procurado, o Setra (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte), informou que aguarda confirmação se a prefeitura já comunicou às empresas de ônibus sobre a decisão e sobre como funcionará a logística.
Já a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), responsável pelo metrô, informou que o serviço não estará incluso na gratuidade no domingo.