Boletim sugere estabilização de casos de covid-19 em BH
Segundo secretário, número ainda é alto de internados em UTIs e enfermarias na rede pública; semana será de abertura de comércios essenciais
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
O número de transmissões do novo coronavírus em Belo Horizonte pode estar caindo. É o que sugere boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (17).
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o número de transmissões do novo coronavírus o Rt (taxa que mede o número de contaminações por infectado) chegou a 1. Isso significa que cada pessoa contaminada infecta em média uma outra pessoa. Na última semana, esse índice estava em 1,09.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, "esse ritmo de difusão da contaminação indica estabilização na expansão da doença". No entanto, como estamos em uma fase de número alto de casos e óbitos na capital mineira, "o patamar elevado do número de novos infectados ainda permanece e tende a manter a alta ocupação de leitos", conforme o Executivo municipal.
Leia também
Nove em cada 10 cidades de Minas Gerais têm casos de covid-19
Cruzeiro cobra da Prefeitura de BH a volta dos jogos na cidade
Pandemia adia laudo sobre rompimento da barragem da Vale
Minas confirma mais 82 mortes e outros 2.460 infectados com covid-19
Bares só poderão ter 2 clientes por mesa quando BH liberar reabertura
Indicadores
O Rt é um dos três indicadores monitorados diariamente pela Prefeitura de BH para definir a política de reabertura ou fechamento de comércios. Na próxima semana, pela terceira consecutiva, a capital mineira só permitirá a abertura de estabelecimentos comerciais considerados essenciais.
Os outros dois indicadores levados em conta pelo Executivo comandado por Alexandre Kalil (PSD) são a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria.
Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 88% dos 392 leitos de terapia intensiva estão ocupados. São apenas 47 leitos disponíveis na rede municipal de saúde. No caso dos leitos de enfermaria, a taxa está em 75%. Ao todo, são 1.087 leitos dessa categoria.
No intervalo de um mês, o número de leitos em BH passou de 201 para 345 e de enfermaria, saltou de 688 para 1.087.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, uma nova reabertura no comércio da cidade depende, ainda, de uma diminuição no número de internados.
— O que os dados dos últimos sete dias revelam é que houve uma estabilização, contudo, gerando novos casos no nível mais alto de contaminação desde o início da pandemia. Dessa forma, o mais seguro é continuarmos na fase de controle para avaliação ao longo da próxima semana. Nesse período verificaremos se a estabilização do Rt irá refletir em redução na taxa de ocupação dos leitos hospitalares