Bombeiros de MG retornam da Turquia após 17 dias de ajuda humanitária
Equipes atuaram na operação de buscas por vítimas dos terremotos que atingiram o país do oriente médio
Minas Gerais|Túlio Lopes e Daniel Domiciano*, da Record TV Minas

A equipe do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que atuou na missão de buscas e ajuda humanitária na Turquia retornou para o Brasil na manhã deste sábado (25), após 17 dias de trabalho. O país do oriente médio sofre com a destruição causada pelosterremotos.
A equipe enviada pelo Governo Federal ao país Turco, no dia 6 de fevereiro, foi composta pelos bombeiros de Minas Gerais, de São Paulo e Espírito Santo. Os militares seguiram para Ancara, capital Turca, na aeronave cargueira da Força Aérea Brasileira, juntamente com equipamentos e cães. A missão pelas buscas por sobreviventes foi até quarta-feira (22), seguindo o prazo do decreto brasileiro.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais fez uma solenidade para receber os militares neste sábado, no Batalhão de Operações Aéreas, na região da Pampulha, em BH.
De acordo com os Bombeiros, os militares trabalharam por sete horas na retirada do corpo de uma criança de 4 anos. "Um trabalho extremamente difícil devido às circunstâncias da edificação, um prédio de vários andares com várias lajes sobrepostas e a criança, chamada Abidu, estava praticamente de pé", afirma.
Os bombeiros também se lembram do choque cultural na missão. Segundo eles, no ato de remoção das vítimas, eles não podiam tocar nos corpos. Somente os familiares das vítimas que podiam tocar nos corpos.
*Estagiário sob supervisão de Túlio Lopes















