"Cachoeira de névoa" encobre a Serra do Curral, cartão-postal de BH
Especialista explica o que causou o fenômeno que chamou atenção dos moradores da capital mineira, nesta segunda-feira (4)
Minas Gerais|Gabriele Assis, da Record TV Minas

Uma nuvem, em formato de cachoeira, encobriu alguns pontos da Serra do Curral, cartão-postal de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (04). A imagem chamou a atenção dos moradores e foi registrada de diversos pontos da cidade.
Vídeos gravados por telespectadorres da Record TV Minas mostram a grande nuvem da Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, região centro-sul de BH. “Parece mais uma cachoeira", disse o internauta.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica que a interação do vento úmido com a enconsta da serra resultou no fenômeno chamado "nuvem orográfica". O fenômeno acontece quando uma corrente de ar passa por uma colina ou montanha isolada e forma um nevoeiro.
Ainda de acordo com a especialista, assim que o ar chega na parte de baixo da serra, ele se aquece e evapora, fazendo com que a nuvem se dissipe e cause a sensação de uma "cachoeira com água caindo". Assista às imagens: