Caixa d'água de 12 toneladas derruba muro e interdita trânsito na Grande BH
Reservatório estaria sendo transportado para um condomínio, mas não passa pelas ruas
Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

Uma caixa d'água gigante tem provocado transtornos a moradores de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. O reservatório de 23 metros de comprimento e 12 toneladas estaria sendo levado por dois guindastes até um condomínio em construção no bairro São João de Deus.
Mas, há pelo menos dez dias, a caixa d'água está parada na rua Elias Miranda. Isso porque o transporte do reservatório até o condomínio tem provocado muitos transtornos na região, como a interdição de ruas, danos a cabos de energia e fios de telefone e até a derrubada do muro de uma residência.
Após o acidente, a construtora responsável pela construção do condomínio se comprometeu a arcar com os prejuízos. Mas, os moradores da região ficaram um dia inteiro sem energia elétrica e, em algumas residências, as linhas telefônicas ainda continuam desligadas.
Com os guidastes parados e a caixa d'água no meio da rua, alguns moradores estão sem acesso a garagens de suas casas e o caminhão de lixo também não está conseguindo realizar a limpeza da rua. Além disso, moradores temem que a retomada do transporte provoque novos danos.
— Eu estou com medo porque fico dentro de casa. E se quebrarem meu muro? Não sei nem se vão me dar alguma garantia de que vão reconstruí-lo.
As ruas do bairro São João de Deus são estreitas e a maioria sem pavimentação. Por isso, a população não consegue entender por que a empresa decidiu transportar a caixa d'água pela região.
— No dia em que eles iam fazer o transporte, que eles iam entrar na rua, eu alertei que não dava para passar com essa caixa aqui. Essa rua é feita todo com recursos dos próprios moradores, ou seja, são estruturas que não vão resistir.
A reportagem tentou contado com o engenheiro responsável pela construção do condomínio, mas ele não deu retorno.