Minas Gerais Carnaval de Belo Horizonte em 2020 arrastou 4,5 milhões de foliões

Carnaval de Belo Horizonte em 2020 arrastou 4,5 milhões de foliões

A prefeitura divulgou o balanço  sobre a folia e concluiu que esta foi a maior festa da história da capital mineira; 

  • Minas Gerais | Marina Avelar*, do R7, com Record TV Minas.

Carnaval foi o maior da história da cidade

Carnaval foi o maior da história da cidade

Vinícius Araujo/RecordTV Minas

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta quarta-feira (4), que o Carnaval de BH, arrastou 4,5 milhões este ano. Com isso, a festa de 2020 foi a maior da história da  capital mineira.

Nas ruas da cidade foram quase 350 blocos que desfilaram, alguns mais de uma vez, e 390 cortejos. A chuva não atrapalhou a festa mais esperada do país. De acordo com o presidente da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte), a festa também foi a melhor da história da cidade.

A folia foi realizada nas nove regionais da Prefeitura. Em trios elétricos gigantes ou a pé segundo a prefeitura, os blocos de rua fizeram a alegria de quase 4,5 milhões de foliões.


De acordo com dados da Belotur, 211 mil pessoas que curtiram a festa em Belo Horizonte. A maior parte dos turistas eram do interior do Estado, os outros vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal. O aumento foi de 3,4% em relação ao ano passado.


Ainda segundo a Belotur, a ocupação na rede hoteleira, atingiu 56%. Na região Centro-Sul, a média chegou a 61%.


Nos serviços básicos também foram registrados avanços. O Foliônibus, que transportou foliões gratuitamente, levou mais de 20 mil passageiros. As equipes de limpeza urbana recolheram 848 toneladas de resíduos entre os dias 8 de fevereiro e 1° de março, 70% menos do que as 2.784 toneladas coletadas no ano passado.


A polêmica que quase impediu o desfile de alguns blocos também foi tema da coletiva. A PM (Polícia Militar) intensificou a fiscalização dos trios e chegou a apreender caminhões no pré-carnaval. Os órgãos de segurança prometeram fazer mais reuniões prévias com os blocos para evitar surpresas nas vésperas dos próximos desfiles.

A polícia informou que houve uma redução na criminalidade. O roubo de celulares, por exemplo, diminuiu 22%,em compensação, o furto de aparelhos subiu 3%.

O balanço também apontou que houve um aumento nas denuncias de crimes sexuais. Ao todo, foram 20 casos de importunação registrados.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas