Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CBTU recorre à Justiça para garantir circulação mínima de metrô em BH

Metroviários devem entrar em greve a partir de segunda (21); liminar garante trens em horário de pico para o usuário

Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas

Estações devem operar em escala maior, conforme liminar
Estações devem operar em escala maior, conforme liminar Estações devem operar em escala maior, conforme liminar

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) acionou a Justiça para que o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro) cumpra uma liminar que determina a escala mínima do serviço na próxima segunda-feira (21), quando está previsto o início da greve dos metroviários.

A liminar, expedida em 30 de dezembro de 2021, ainda está em vigor e determina que os trens circulem de 5h30 às 10h e de 16h30 às 20h. Em assembleia nessa quarta-feira (16), quando foi definida a greve, categoria definiu que a circulação dos trens seria apenas entre 10h e 17h.

A liminar ainda prevê 100% dos trens operando nos intervalos mencionados e garante a operação integral no horário de pico, bem como assegura os serviços de manutenção e segurança para atendimento da população, este último sem qualquer interrupção. Em caso de descumprimento da Ordem Judicial, a empresa solicitou a aplicação da multa diária de R$ 30 mil. O Sindimetro não informou se irá cumprir a liminar. 

Desde o fim do ano passado, os metroviários estão fazendo uma série de paralisações e protestos. A categoria reivindica segurança para os trabalhadores no processo de privatização da CBTU. O leilão da empresa está previsto para julho deste ano. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.