Funcionários do metrô da Grande BH anunciam greve parcial
Viagens acontecerão em escala mínima, a partir da próxima segunda-feira (21); CBTU recorreu à Justiça contra paralisação
Minas Gerais|Laura Baraldi, da Record TV Minas; Maria Luiza Reis*, do R7
Os trabalhadores do metrô da Grande BH anunciaram que a categoria entrará em greve parcial na próxima segunda-feira (21).
A categoria alega falta de diálogo com o governo sobre a privatização do serviço na capital mineira.
De acordo com o sindicato, a partir da data, o metrô vai funcionar em escala mínima, das 10h às 17h.
Em nota, a instituição alegou que vem tentando obter informações sobre como ficará a situação dos trabalhadores da empresa que são concursados após a privatização, mas não teve sucesso.
A decisão de paralisar os serviços, segundo o sindicato, veio após uma reunião entre os representantes do governo com a diretoria do Sindimetro-MG para dizer que não haveria negociações, que os trabalhadores teriam mais um ano de estabilidade com o novo operador da linha em a partir daím quem decidiria seriam os novos donos do metrô.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos informou, nesta quinta-feira (17), que teve conhecimento, por meio das redes sociais, sobre o anúncio de greve. A CBTU informou que tomou as medidas judiciais cabíveis na tentativa de garantir a continuidade e qualidade na prestação dos serviços.
*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento