CDL-BH doa a hospitais aparelhos que ajudam pacientes a respirar
Equipamentos serão distribuídos em unidades de saúde da capital mineira e de Nova Lima, na região metropolitana
Minas Gerais|Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7
A CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) anunciou que vai doar 80 capacetes que ajudam a melhorar a respiração de pacientes internados e, assim podem reduzir em até 60% a necessidade de transferência para UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo).
O equipamento conhecido como Elmo é um dispositivo que fornece ventilação artificial e, ao contrário da intubação, não é invasivo. Ele fornece alto fluxo de oxigênio e mantém pressão nas vias aéreas, reduzindo o esforço necessário para o paciente conseguir respirar.
Seis hospitais de Belo Horizonte vão ganhar 10 capacetes cada. Os 20 Elmos restantes serão repassados à prefeitura. A CDL/BH ainda vai doar mais 10 capacetes para a Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana. O presidente da instituição, Marcelo de Souza e Silva, ressaltou a importância da doação no combate à pandemia.
— Sem dúvida alguma o equipamento vai salvar muitas vidas e auxiliar bastante no trabalho dos profissionais de saúde.
O Elmo foi criado por pesquisadores do Ceará e foi utilizado em pacientes pela primeira vez em janeiro deste ano, durante o agravamento da pandemia da covid-19 em Manaus.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento