Chuva em Brumadinho não afetou barragem, afirma bombeiro
Cidade foi atingida por um temporal durante a tarde desta quarta-feira (30); casas ficaram destelhadas e árvores foram arrancadas
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou, na noite desta quarta-feira (30), que o temporal que atingiu Brumadinho durante a tarde não afetou a estrutura da barragem 6 do complexo Mina do Feijão.
No início da semana, parte da cidade precisou ser evacuada devido ao risco de estouro da estrutura, que fica ao lado da barragem rompida na última sexta-feira (25). Segundo o tenente Pedro Aihara, do porta-voz da corporação, o nível de água no local é monitorado todos os dias.
— A chuva não afetou significativamente o nível de água da barragem, que era uma preocupação nossa. Continuamos com uma situação garantida de segurança.
Defesa Civil confirma 99 mortos em barragem de Brumadinho
Leia também

Ibovespa fecha em alta de mais de 1% com reação de Vale e Fed 'paciente'

"Nosso rio também está morto", dizem índios em Brumadinho

Reabertura do museu de Inhotim é adiada por tempo indeterminado

"Não saio sem achar todos", diz mãe que teve corpo de filho identificado

Vídeo mostra momento em que barragem de Brumadinho rompeu
Ainda de acordo com o militar, a chuva tende a deixar a lama de rejeitos mais mole. Assim, por enquanto, não será possível utilizar maquinário pesado na procura pelos desaparecidos.
— A lama é um dos terrenos mais difíceis de se trabalhar. Aqui, nós temos um material flexível, maleável e a possiblidade de usar maquinário pesado nela é muito restrita.
O trabalho de buscas foi interrompido por cerca de 30 minutos durante esta tarde devido à chuva que caiu sobre a cidade. Segundo as equipes e resgate, ao menos duas casas ficaram destelhadas. Árvores caíram na zona rural e pessoas ficaram ilhadas.
Veja os estragos da chuva:
