Cidade mineira barra entrada de turistas após 1º caso de coronavírus
Prefeito de Jacutinga disse que contágio aconteceu fora do município; trabalhadores que moram em outras cidades terão o acesso liberado
Minas Gerais|Marina Avelar*, do R7

A cidade de Jacutinga, a 478 km de Belo Horizonte, vai proibir, a partir desta segunda-feira (18), a entrada de vans, ônibus e turistas na cidade para conter a proliferação da covid-19.
O anúncio foi feito pelo prefeito Melquíades Araújo (SD) após o município confirmar o primeiro caso de infecção por coronavírus.
O secretário de Saúde, Pedro Aguiar, explicou que apenas itens essenciais, pessoas que trabalham ou que moram na cidade terão livre acesso às estradas.
— Só vai poder entrar na cidade quem tiver produtos essenciais para serem entregues na cidade de Jacutinga, pessoas que têm moradia aqui e os profissionais que trabalham na cidade com declaração confirmada.
Um parecer do STF (Supremo Tribunal Federal), do dia 8 de abril, autorizou Estados e municípios a decidirem sobre as medidas de isolamento social que devem ser tomadas para controlar o novo vírus.
Balanço
De acordo com o boletim da Prefeitura de Jacutinga, a cidade até o momento registra dois casos confirmados e uma morte provocada pela covid-19. Apenas o óbito consta no balanço divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Em todo Estado são 4.474 infectados e 150 mortos.
Leia também: MG está entre os Estados que mais relaxaram isolamento
Segundo o Executivo municipal, a morte aconteceu no último dia 8 de maio, em Campinas, no interior de São Paulo. Ainda assim, o caso foi registrado na cidade mineira por se tratar de um morador do município.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento















