Com 17 câmeras a mais, BH terá controle de trânsito "inteligente" pela internet
Mapa digital promete avisar sobre desvios, acidentes e a posição de agentes da BHTrans
Minas Gerais|Do R7 MG
O COP (Centro de Operação de Belo Horizonte) foi apresentado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) nesta terça-feira (13) como a aposta da prefeitura para monitorar o trânsito com mais agilidade e tecnologia para facilitar a vida dos motoristas.
O centro, construído na sede da BHTrans, no Buritis, região oeste de BH, deve ser inaugurado até dezembro e estará em operação completa até a Copa do Mundo. A cidade ganha 17 novas câmeras nos principais corredores viários, como as avenidas Afonso Pena, Antônio Carlos, Amazonas, Cristiano Machado, Carlos Luz, Contorno, Pedro II, Raja Gabaglia. Atualmente são 79 câmeras, o que vai elevar o número de aparelhos para 96.
Leia mais notícias no R7 Minas
Prefeitura antecipa divulgação do Move e mapa das novas linhas de BH
As câmeras serão integradas aos atuais 19 painéis de mensagens, que alertam os motoristas para a situação do trânsito em tempo real e fazem campanhas educativas. Um aplicativo de controle de tráfego promete dar mais racionalidade ao tempo dos semáforos, enquanto um painel digital deve alertar para desvios, quedas de árvores e acidentes, assim como a posição de agentes e reboques.
As informações ficarão disponíveis pelo site da BHTrans em tempo real.
Segundo Marcio Lacerda, o novo sistema promete dar mais agilidade ao tráfego.
— Com a instalação de novos radares e câmeras de monitoramento serão necessários menos agentes e guardas municipais supervisionando o trânsito, já que o COP fará o trabalho de monitoramento viário e prestará informações sobre o tráfego.
O COP também vai auxiliar em blitze da Polícia Militar, deslocamentos do Samu e operações da Smafis (Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização).