Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Com 2,8 detentos por vaga, Ceresp Betim tem três motins em uma semana

Atualmente, 1.300 presos ocupam 450 vagas; Comissão de Direitos Humanos relata problemas

Minas Gerais|Do R7

O Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) Betim, na Grande BH, que serve de triagem para presos temporários, possui atualmente 1.300 detentos ocupando 450 vagas. Desde o dia 9 de março, três motins foram deflagrados com a queima de colchões em protesto pela falta de água e contra a superlotação.

Deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa visitaram o centro na sexta-feira (13) e constaram as condições insalubres. Nesta segunda-feira (16), os detentos provisórios voltaram a queimar pedaços de colchões, que foram lançados nos corredores. Os agentes penitenciários precisaram intervir.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

O deputado Cristiano Silveira (PT) aponta que o atual modelo de encarceramento torna a sociedade mais violenta, por impedir a recuperação dos presos.


— Nessa visita, pude constatar a falência do modelo penitenciário e que é preciso que o Estado repense essa situação. Da forma que está, vamos punir, mas não vamos recuperar os presos.

Silveira aponta que medidas alternativas, como a ampliação de presídios agrículas e das Apacs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) podem ajudar a contornar o problema, já que três presídios em São Joaquim de Bicas e Ribeirão das Neves estão impedidos de receber presos por problemas de superlotação e estrutura.

Segundo a Secretaria de Defesa Social, o relatório da Comissão de Direitos Humanos ainda não foi entregue à pasta.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.