Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comitiva da Assembleia Legislativa visita a Serra do Curral 

Grupo esteve no local onde o empreendimento pretende explorar minério; especialistas alertam sobre os impactos 

Minas Gerais|Priscilla de Paula e Luciana Simões, da Record TV Minas

Mineradora já está autorizada a atuas na região
Mineradora já está autorizada a atuas na região Mineradora já está autorizada a atuas na região

Uma comitiva composta por deputados da comissão de administração pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visitou, na manhã desta segunda-feira (09), a área destinada para o empreendimento da Taquaril Mineração S. A. na Serra do Curral, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Vários ambientalistas, que lutam pela preservação da serra, também participaram da visita. 

O terreno onde a Taquaril Mineração S. A. quer explorar minério pretence à fazenda Ana da Cruz. Na região, já existe movimentação de tratores e caminhões. Eles pertencem a outra mineradora que retira minério de um trecho vizinho a fazenda da tamisa. A mina da Empabra fica bem perto do bairro Taquaril. Mas, segundo os especialistas, o impacto tamisa será muito maior. Os especialista são estudiosos que conhecem em detalhes o projeto aprovado pelo Conselho de política ambiental, o COPAM.

A Serra do Curral é preservada pela prefeitura da capital e pelo governo federal. Só que atrás da montanha vista pelos moradores da capital, localizada na região de Nova lima e Sabará, é o local que está sob ameaça. Vales e Montanhas que fazem parte da Serra do Curral podem desaparecer com a mineração, que agora está autorizada pelo governo de minas a se instalar na região.

A mineradora Taquaril - Tamisa quer se instalar em uma área equivalente a 102 campos de futebol, 99 deles de vegetação nativa, a mata atlântica. A empresa pretende abrir 3 cavas no vale. Um dos impactos mais importantes da mineração na Serra, segundo os especialistas, será sobre as fontes de água.

Publicidade

A mineradora Vale instalou 8 poços na região pra garantir o abastecimento de água caso haja algum rompimento de barragem no Rio das Velhas, 6 deles ficam na fazenda da Tamisa. A medida foi parte de um acordo fechado com o governo do estado depois que a barragem em Brumadinho, a 51km de Belo Horizonte, se rompeu. 

Além dos impactos ambientais, os especialistas alertam que a licença dada a mineradora atropela o processo de tombamento da Serra do Curral como patrimônio do estado. O dossie que recomenda a preservação está pronto e só depende da aprovação pelo Conselho Estadual do patrimônio cultural, o CONEP.

Publicidade

Manifestações pela Serra 

Mais de 700 artistas e intelectuais brasileiros assinaram um manifesto que pede a suspensão do projeto de mineração aprovado para ser construído na Serra do Curral, cartão-postal da região metropolitana de Belo Horizonte.

No último fim de semana, um grupo de ciclistas pedalou pelas ruas de Belo Horizonte em defesa da Serra do Curral. Os ciclistas se reuniram na Praça da Liberdade, na região Centro Sul de BH. A pedelada reuniu cerca de 300 pessoas e o grupo pedalou até a Praça do Papa onde, aos pés da serra, em um ato simbólico, abraçou a área verde e as nascentes ameaçadas pela mineração

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.