Minas Gerais MG: Milton, Caetano e Gil se mobilizam por suspensão de mineração na Serra do Curral

MG: Milton, Caetano e Gil se mobilizam por suspensão de mineração na Serra do Curral

Manifesto conta com o apoio de mais de 700 artistas e intelectuais brasileiros; documento será divulgado nesta sexta (6)

Carta conta com mais de 700 assinaturas

Carta conta com mais de 700 assinaturas

Reprodução / Redes Sociais

Mais de 700 artistas e intelectuais brasileiros assinaram um manifesto que pede a suspensão do projeto de mineração aprovado para ser construído na Serra do Curral, cartão-postal da região metropolitana de Belo Horizonte.

A carta que será divulgada nesta sexta-feira (6) conta com nomes como dos músicos Chico Buarque, Caetano Veloso e Milton Nascimento, do escritor Mia Couto e da atriz Débora Falabella.

O documento que reúne artistas, autores, jornalistas e pensadores de todo o Brasil é endereçado ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), à secretária estadual de Meio Ambiente, Marília Melo, ao secretário estadual de Cultura, Leônidas Oliveira, e ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus (PSD). A iniciativa veio da documentarista e ativista Luciana Sérvulo da Cunha, em parceria com o movimento “Tira o Pé da Minha Serra”.

Além de pedir a anulação da licença ambiental concedida à mineradora, os signatários reivindicam o tombamento imediato da Serra do Curral. No manifesto, o grupo afirma que a serra é “um bem que extravasa as fronteiras de Minas Gerais, patrimônio comum de todos os brasileiros”.

A decisão que gerou polêmica foi aprovada pela CMI (Câmara de Atividades Minerárias) e pelo Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental), na madrugada do último sábado (30).

Confira alguns dos nomes que já assinaram a carta:

Milton Nascimento;
Samuel Rosa;
Fernanda Takai;
Débora Falabella;
Daniel de Oliveira;
Maurício Tizumba;
Caetano Veloso;
Renata Sorrah;
Paulo Betti;
Gilberto Gil;
Chico Buarque;
Mia Couto;
Conceição Evaristo;
Itamar Vieira Junior;
Chico Pinheiro;
Flávia Oliveira;
Jamil Chade;
Hildegard Angel;
Juca Kfouri;
Ailton Krenak;
Boaventura de Souza Santos;
Djamila Ribeiro;
Monja Coen;
Silvio Almeida;
Valter Hugo Mãe;
Lucélia Santos;
Sueli Carneiro;
Gregório Duvivier
Maitê Proença;
Malu Mader;
Fernando Gabeira;
Frei Betto.

*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas