Minas Gerais Copasa é denunciada por descarte irregular de esgoto na Grande BH

Copasa é denunciada por descarte irregular de esgoto na Grande BH

Telespectador da Record TV enviou vídeo mostrando despejo em Nova Lima; empresa informou que está ampliando tratamento de esgoto na região

  • Minas Gerais | Matheus Renato Oliveira, do R7*, com Helen Oliveira, da Record TV Minas

Telespectador mostra local onde esgoto é despejado

Telespectador mostra local onde esgoto é despejado

Reprodução / Record TV Minas

Um telespectador da Record TV denuncia o despejo de esgoto sem tratamento em córregos da região metropolitana de Belo Horizonte. Em um vídeo, o advogado percorre um córrego em Nova Lima. Ele mostra nascentes e córregos de águas cristalinas. Mas oo chegar em determinado ponto, ele encontra uma parte onde acontece o despejo do esgoto.

No último mês, a Prefeitura de Nova Lima abriu um auto de infração contra a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), para apurar as irregularidades.

Já em Betim, a multa contra a Copasa já ultrapassa R$ 2 milhões e 200 mil, por descarte irregular de esgoto em quatro cursos d'água da cidade, sem tratamento.

Um dos pontos de descarte vai para a represa Várzea das Flores, responsável por parte do abastecimento da região metropolitana de BH. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do município, a companhia não pagou a multa.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, no Brasil, são tratados 46% do esgoto. Em Minas Gerais, a porcentagem cai para 41,68%.

A Copasa informou à Record TV que estão em andamento os trâmites do processo licitatório para ampliação da estação de tratamento de esgoto Vale do Sereno, em Nova Lima, local que conta, atualmente, com cerca de 18 mil habitantes. Com o crescente aumento da vazão de esgoto na região, a Copasa identificou a necessidade de ampliar a capacidade de tratamento de esgoto e melhorar o processo de remoção do odor no local.

Além disso, sobre a multa que recebeu em Betim, a Copasa disse que o pagamento só vai ser feito depois dos trâmites administrativos e legais.

* Estagiário do R7, sob supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas