Logo R7.com
RecordPlus

Copasa terá que sanar problemas de gosto e odor na água em BH e região Metropolitana

Arsae-MG cobra providências após 328 reclamações; análises confirmam potabilidade, mas moradores relatam sabor de barro e mofo

Minas Gerais|Rosildo Mendes, da RECORD MINAS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Copasa deve resolver problemas de gosto e odor na água em Belo Horizonte e região metropolitana.
  • Arsae-MG recebeu 328 reclamações sobre alterações sensoriais no abastecimento de água.
  • Apesar das queixas, análises confirmam a potabilidade da água conforme normas vigentes.
  • A Copasa já iniciou a aplicação de carvão ativado para tratar a água e está sendo monitorada pela Arsae.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Copasa terá que sanar problemas de gosto e odor na água em BH e Região Metropolitana Reprodução/ Record Minas

A Copasa terá que adotar medidas para sanar os problemas relacionados ao gosto e ao odor da água distribuída em Belo Horizonte e em bairros da Região Metropolitana. A determinação ocorreu nesta quinta-feira (21) pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), que recebeu relatos de consumidores e da imprensa sobre alterações sensoriais no fornecimento.

De acordo com a Arsae, mesmo diante das queixas, os dados encaminhados pela companhia confirmaram a potabilidade da água, com parâmetros físico-químicos e bacteriológicos dentro dos limites da Portaria GM/MS nº 888/2021. A agência instaurou processo fiscalizatório e exigiu que a Copasa apresente informações detalhadas sobre os sistemas de abastecimento, os resultados de monitoramento e as medidas adotadas.


Em resposta, a empresa informou que registrou 328 atendimentos relacionados a reclamações entre os dias 4 e 18 de agosto em diferentes bairros da capital. Relatórios também indicaram que as concentrações de cianobactérias no Rio das Velhas, manancial que abastece Belo Horizonte, estavam abaixo do limite que exige monitoramento adicional.

Para reduzir possíveis compostos responsáveis pelo gosto e odor, a Copasa iniciou em 14 de agosto a aplicação de carvão ativado em pó na Estação de Tratamento do Sistema Rio das Velhas. A Arsae informou que acompanha a eficácia da medida.


Como determinação, a agência exigiu que a Copasa identifique a origem das alterações sensoriais, apresente os resultados do monitoramento da água bruta referentes a agosto e comprove a efetividade das ações implementadas. O acompanhamento seguirá até a elucidação das causas e a normalização do fornecimento.

Nota Copasa


A Copasa reafirma que todas as análises realizadas pelas equipes de controle de qualidade da empresa confirmaram a potabilidade da água distribuída na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), sem que fosse constatada qualquer inconformidade ou alteração que represente risco à saúde. 

A Companhia, de forma preventiva e proativa, desde o dia 14 de agosto, data em que começaram os primeiros relatos de clientes, vem fazendo a aplicação de carvão ativado – produto de estrutura porosa que age como um filtro adicional, com capacidade de remover eventuais ocorrências de gosto e odor – em suas estações de tratamento de água. Vale ressaltar que a medida técnica é comum e não traz risco à qualidade da água oferecida. 


É importante destacar que as solicitações de análises de qualidade da água na RMBH, registrados nos canais de relacionamento da empresa, representam 0,02% do total de clientes atendidos pela Companhia na região, cerca de 5,4 milhões. 

A Copasa reforça a importância da manutenção e limpeza periódica das caixas d’água pelos clientes, como medida preventiva contra contaminações internas e efeitos relacionados ao fenômeno da inversão térmica. Em caso de alterações no abastecimento, os clientes devem acionar imediatamente os canais oficiais de atendimento, com a indicação do endereço completo, para que uma equipe técnica possa avaliar a ocorrência. 

Canais de relacionamento com o cliente:

 - Agência Virtual: www.copasa.com.br

- WebChat: disponível no site

- WhatsApp: (31) 99770-7000 (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados – exceto nacionais – das 8h às 12h)

- Central de Atendimento: 0800 0300 115

- Agências presenciais: de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.