Logo R7.com
Logo do PlayPlus

CPI apura impacto de tragédia da Vale no sistema de água de BH

Vereadores da capital mineira querem saber quais as consequências da contaminação do rio Paraopeba no abastecimento da cidade

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Rio Paraopeba abastece parte da Grande BH
Rio Paraopeba abastece parte da Grande BH

A Câmara Municipal de Belo Horizonte instaurou, nesta segunda-feira (11), uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o impacto do rompimento da barragem da Vale no abastecimento de água da Região Metropolitana de BH.

A tragédia, ocorrida no dia 25 de janeiro, deixou até o momento 165 mortos e 155 desaparecidos. Parte dos 11 milhões de metros cúbicos de lama que estavam na estrutura atingiu o leito do rio Paraopeba, responsável por fornecer água a algumas cidades da Grande BH. Desde a tragédia, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) suspendeu a captação no curso d’água.

De acordo com Câmara, o processo também irá “estudar os possíveis impactos e danos aos belo-horizontinos provenientes das barragens de rejeitos situadas na Região Metropolitana de BH”. Vereadores que assinaram o pedido de CPI alegaram que moradores da capital temem com as estruturas que ficam no entorno.

Tragédia da Vale provoca pesadelos e insônia em atingidos por barragem


Leia também

Ao todo, 23 parlamentares assinaram o requerimento. Para que o grupo de investigação fosse formado, era preciso o apoio de um terço da Casa, ou seja, 14 legisladores.

Sete vereadores serão indicados, pelos líderes das bancadas, até a próxima sexta-feira (15) para compor a CPI. O vereador Bim da Ambulância (PSDB) já tem vaga garantida por ter sido o primeiro a solicitar abertura do caso.


O prazo para realização da investigação é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60. O comitê poderá contar com audiências públicas, depoimentos, visitas técnicas e análise de documentos.

Veja o antes e o depois da área atingida pela lama:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.