Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Creches que entraram na Justiça planejam volta às aulas em BH

Dos 11 centros educacionais beneficiados pela liminar, três afirmam estar prontos e já têm data para retorno; Prefeitura de BH recorre na Justiça

Minas Gerais|Lucas Pavanelli e Célio Ribeiro*, do R7

Escolas se preparam para reabrir em BH após liminar
Escolas se preparam para reabrir em BH após liminar Escolas se preparam para reabrir em BH após liminar

As creches e pré-escolas que entraram na Justiça contra a Prefeitura de Belo Horizonte pedindo a reabertura dos espaços já planejam a volta às aulas. Ao menos três das 11 instituições beneficiadas pela liminar já tem até mesmo data para o retorno.

Uma liminar da Justiça de Belo Horizonte nesta terça-feira (29) suspendeu os efeitos do decreto municipal que cassou temporariamente os alvarás das escolas. Com isso, ao menos em tese, elas já podem abrir as portas para atividades presenciais. A prefeitura recorreu da decisão nesta quarta-feira (30).

Data para reabrir

A Escola Visconde de Sabugosa, no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul da capital mineira é a que pretende retornar mais cedo. A previsão é que o espaço reabra já na próxima segunda-feira (5).

Publicidade

A direção afirmou que todo o local foi adaptado e que “a equipe será totalmente treinada nesta quinta-feira (1º). Segundo a direção, houve uma saída considerável de crianças do maternal, com idade de até três anos, mas tanto os alunos da educação infantil quanto os pais e responsáveis estão animados para o retorno.

Já a Escola Infantil Sol, localizada no bairro Santo Antônio, também na região Centro-Sul, afirma que está finalizando o processo de adaptação e treinamento. Segundo a direção da instituição, a previsão é de que o espaço volte a receber crianças no dia 15 de outubro.

Publicidade

Ainda segundo a escola, alguns pais estão receosos, mas “tem muita gente animada e precisando desse retorno, principalmente por causa do trabalho”.

A última instituição que já tem previsão de retorno é o Centro de Educação Algodão Doce, no bairro São Lucas, na região Leste. O espaço deve voltar a receber alunos a partir do dia 19 de outubro.

Publicidade

De acordo com a direção, a prioridade da instituição é orientar os pais e “construir esse retorno junto com os responsáveis”. A instituição afirmou que, desde a última segunda (28), está recebendo crianças para “atividades extracurriculares”, principalmente brincadeiras.

Outras escolas

A Escola Lúcia Casasanta, no bairro Sion, afirmou que ainda não tem data de retorno, mas diz que contratou uma empresa para elaborar um protocolo e adaptar o espaço.

A direção pretende aguardar uma decisão definitiva da Justiça, para que não hajam surpresas, mas eles acreditam que a liminar não será facilmente derrubada, “porque o embasamento jurídico foi impecável”.

As escolas Ipê Amarelo, no Buritis, e Trilha da Criança, no Anchieta, afirmaram que estão adaptando o espaço e ainda não têm uma previsão para o retorno. O CLIC (Centro Lúdico de Interação e Cultura), no São Pedro, também afirmou que ainda não tem uma data certa para a volta às aulas.

As escolas Recreio, no São Bento e Letra, no Buritis, não atenderam as ligações, assim como o Centro Educacional Arte do Saber, no Vera Cruz, e Transmutare, no Estoril.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.