Logo R7.com
RecordPlus

Crianças se apavoram com invasão de fumaça durante recreio

Escola Municipal Eduarda Pereira de Oliveira é vizinha de depósito irregular de lixo

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Pai gravou imagem de crianças acuadas pela fumaça na quadra da escola
Pai gravou imagem de crianças acuadas pela fumaça na quadra da escola

A fumaça é tamanha que crianças chegam a perder aulas na Escola Municipal Eduarda Pereira de Oliveira, em Contagem, na Grande BH. A instituição é vizinha de um depósito irregular de lixo, e a queima dos rejeitos é frequente. Além do mau cheiro e do risco de doenças, os alunos não conseguem ficar no recinto fechado.

O problema é mais grave no turno da tarde, quando moradores colocam foco em restos de lixo em lotes vagos que circundam a escola. Na última quinta-feira (14), as aulas da tarde chegaram a ser canceladas.


Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

A vice-diretora Jucelma Maria de Jesus afirma que é impossível aprender nesta situação.


— Não tem como dar aula. Essa fumaça está prejudicando alunos e funcionários. É inviável aprender desta maneira. Na hora da alimentação os resquícios da fumaça caem no prato dos meninos, é uma confusão terrível.

Pais de alunos e funcionários gravaram com celulares o desespero das crianças. Elas correm pelo pátio e usam a blusa do uniforme para se proteger da fumaça.


O lanterneiro Hudson Henrique de Oliveira é uma das testemunhas.

— Quando cheguei aqui eu vi a escola tomada pela fumaça. Decidi gravar e vi que crianças estavam na quadra acuadas. Fui lá ajudar a socorrer.


A preocupação de Ariadna Cristina de Oliveira, auxiliar de serviços gerais, questiona quem vai assumir a responsabilidade se alguém tiver complicações respiratórias.

— Professoras em pânico, diretora em pânico. Muitas crianças são asmáticas. E se uma criança morrer asfixiada?

Outro lado

A Prefeitura de Contagem informou ao R7 que as aulas foram suspensas no dia 14 "visando a saúde das crianças e o reforço no trabalho de conscientização dos pais, moradores e comunidade escolar". A administração explica que o dono do lote já foi notificado para mantê-lo "limpo, cercado, drenado e capinado" e que, na próxima semana, uma equipe da limpeza urbana vai ao local para remover todo o entulho.

"O descarte de lixo e entulho em locais irregulares, configurando bota-fora, é crime, passível de multa que pode atingir até R$ 7 mil. Os moradores podem auxiliar a prefeitura fazendo denúncias de descarte irregular ou solicitação de limpezas pelo telefone 0800-283-1225", informa a Prefeitura de Contagem. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.