Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Curado da covid, voluntário doa sangue para pesquisa com plasma

Estudo usa componente presente no plasma do sangue de pacientes curados da doença para auxiliar na recuperação de pacientes internados

Minas Gerais|Luíza Lanza*, do R7

Uso de plasma de pacientes curados da covid pode reduzir tempo de internação
Uso de plasma de pacientes curados da covid pode reduzir tempo de internação

Pesquisadores da Fundação Hemominas realizaram, nesta sexta-feira (5), a primeira coleta de plasma sanguíneo para a realização de um estudo com objetivo de ajudar na recuperação de pacientes internados com a covid-19.

O estudo “Imunoterapia passiva como alternativa terapêutica de tratamento de pacientes com a forma grave de covid-19”, autorizado pelo Conep (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa) no dia 20 de maio, é uma parceira entre a Hemominas, a Fheming (Fundação Hospitalar de Minas Gerais) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). 

Leia mais: Como funciona a terapia com plasma autorizada pela Anvisa

De acordo com os pesquisadores, ao se recuperar de um vírus, uma pessoa desenvolve anticorpos contra ele. A proposta da terapia é, portanto, retirar o plasma com esses anticorpos e aplicá-lo em quem está doente, o que ajudaria a combater a infecção.


Leia também

A médica hematologista Júnia Cioffi, presidente da Hemominas, explica que esse tipo de terapia tem apresentado resultados satisfatórios e já foi utilizado em outros surtos de doenças infecciosas, como em pacientes infectados por SARS, MERS, H1N1 e Ebola. Agora, aposta é na solidariedade dos mineiros. 

— Para obter o plasma necessário para o estudo é preciso que aqueles que já se curaram da infecção e foram liberados do isolamento obrigatório estejam dispostos a participar do processo e ceder o sangue.


Doadores

O voluntário, de 32 anos, compareceu, nesta sexta, ao Hemocentro de Belo Horizonte para fazer a coleta do material, que deve estar disponível para utilização nos pacientes internados no início da semana, O doador já havia feito uma primeira visita à Hemominas, no dia quarta-feira (3), quando passou por uma triagem médica e fez alguns exames para confirmar se estava dentro de todos os critérios para o estudo.


O Hemominas está convocando doadores para participar do estudo. É necessário ter o seguinte perfil:

- Ser do sexo masculino;

- Ter entre 18 e 60 anos;

- Ter um resultado de PCR positivo para SARS-Cov-2 (novo coronavírus);

- Não apresentar sintomas da covid-19 há, pelo menos, 14 dias;

- Já ter sido liberado do isolamento obrigatório pelo médico;

- Estar apto, segundo os demais critérios de doação regular de sangue.

Os interesados que se enquadrarem nos quesitos podem agendar a doação de plasma no Serviço de Aférese do Hemocentro de Belo Horizonte pelo telefone: (31) 3768-4524. Após o agendamento, o doador de plasma precisará comparecer duas vezes ao local; para uma entrevista e coleta de material para exames, e para realizar a doação. 

*Estagiária do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.