Logo R7.com
RecordPlus

Defesa Civil ajuda cidades atingidas por chuva com máquina que transforma água suja em potável

Máquina filtra água suja com sulfato de alumínio e cloro e a torna apta para consumo

Minas Gerais|Agência Minas

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Máquina consegue filtrar 72 mil litros de água por dia
Máquina consegue filtrar 72 mil litros de água por dia

As chuvas que atingiram o município de Itambacuri, na região do Rio Doce, causaram estragos no Sistema Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) do distrito de Frei Serafim, deixando milhares de pessoas sem água. Para restabelecer a normalidade do atendimento, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) instalou uma de suas máquinas potabilizadoras móveis para complementar as necessidades do local. Durante três dias, a região se beneficiou com o uso do equipamento.

Leia mais notícias no R7 Minas


“A máquina filtra água suja tornando-a potável. Assim, podemos rapidamente atender às comunidades necessitadas, além de colaborar para a redução de doenças causadas pela ingestão de água sem tratamento adequado”, destaca o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Luis Carlos Dias Martins.

Máquina potabilizadora


Para funcionar, o equipamento, capaz de filtrar 72 mil litros de água por dia, precisa estar a uma distância de, no máximo, 25 metros de um açude, rio ou poço. Não há necessidade de ser auxiliada por um caminhão pipa, já que o equipamento possui uma bomba de água na parte interna. Os produtos utilizados na máquina são sulfato de alumínio e cloro, para potabilização, e gasolina, para o funcionamento.

O tratamento físico-bacteriológico da água obtém água potável apta e segura, partindo de águas superficiais que podem conter um elevado conteúdo de partículas em suspensão (águas de turvação considerável), de acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Coca-Cola Femsa Brasil e a Fundação Femsa doaram dois equipamentos potabilizadores móveis ao Cedec.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.