Defesa Civil apresenta plano de remoção das famílias para implosão do viaduto Guararapes
Demolição da alça norte do viaduto está prevista para acontecer no próximo domingo (14)
Minas Gerais|Thaís Mota, do R7

A Defesa Civil de Belo Horizonte informou que deve apresentar na tarde desta quarta-feira (10) o plano de remoção das famílias que vivem no entorno do Viaduto Batalha dos Guararapes. A medida atende a uma exigência da Justiça, que fixou o prazo até esta quarta para o detalhamento da operação de retirada dos moradores para a implosão da estrutura prevista para o próximo domingo (14.
Além disso, a partir de hoje, os moradores dos prédios vizinhos ao viaduto e pessoas que trabalham na região começaram a receber alertas da Defesa Civil, por meio de mensagens de celular, sobre as medidas que estão sendo adotadas para a demolição da alça norte.
A operação está prevista para acontecer às 9h do próximo domingo (14). No entanto, a partir das 8h, a área começará a ser evacuada. Já os moradores da região do perímetro de segurança deixarão os imóveis a partir de sábado (13) e ficarão hospedadas em hotéis disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte e pagos pela construtora Cowan, responsável pela obra do viaduto. A conclusão dos trabalhados deve acontecer em uma semana e, no dia 21 de setembro, o trânsito na avenida Pedro 1º deve ser liberado.
Na última segunda-feira, o Ministério do Trabalho havia embargado a implosão por considerar que os operários envolvidos no serviço corriam alto risco de acidente de trabalho. Entretanto, após documentação complementar apresentada pela Cowan na terça-feira, o órgão suspendeu a decisão anterior e a operação está mantida para o próximo domingo.
Relembre o caso
O viaduto Gurarapes, que fica no bairro São João Batista, na região da Pampulha, desabou no último dia 3 de julho. A construção atingiu quatro veículos, sendo um ônibus, um automóvel Fiat Uno e dois caminhões. A motorista do coletivo e o condutor do carro foram atingidos pelos escombros e morreram ainda no local. Outros 22 passageiros do ônibus ficaram feridos e foram socorridos para hospitais da cidade. Entre os feridos, estava a filha da condutora, uma menina de apenas cinco anos.















