Defesa Civil libera retorno parcial de moradores vizinhos de barragem
Vinte pessoas que foram retiradas de casa em Nova Lima (MG) já poderão voltar aos lares; imóveis estão em áreas consideradas fora de risco
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A mineradora Vale informou que 20 pessoas que foram retiradas de casa devido ao risco de rompimento de uma barragem em Nova Lima, na Grande BH, já poderão voltar para seus lares.
Segundo a companhia, a Defesa Civil autorizou o retorno das famílias após uma avaliação de documentação de segurança. Estes moradores vivem em casas no condomínio Solar da Lagoa e estão fora das zonas de autossalvamento, ou seja, a mais de 10 km da jusante da barragem.
Ainda segundo a Defesa Civil, mais de 1.000 pessoas foram removidas devido a situações de alerta em barragens no Estado. São 70 em Nova Lima, 317 no distrito de Macacos, 206 em Itatiaiuçu e 450 em Barão de Cocais.
Leia também
Proprietários têm dificuldade em vender casas próximas a barragens
Empresa declara situação de emergência em barragem de Araxá
Turistas dão lugar a desabrigados em pousadas do centro histórico de Mariana
Bombeiro perdeu noites de sono e emagreceu em Brumadinho (MG)
Moradores de Brumadinho fazem homenagens às vítimas de tragédia
Em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 185 moradores foram afetados pelo rompimento da estrutura na Mina Córrego do Feijão, da Vale.
A empresa adiantou há previsão de liberação de outros moradores da comunidade de São Sebastião das Águas Claras, conhecida como Macacos. Contudo, os órgãos do governo não confirmaram quando isto irá acontecer.
Ainda segundo a mineradora, as pessoas que já podem retornar aos lares receberão esclarecimentos necessários sobre a segurança no local para que possam voltar tranquilas. A partir deste momento, a empresa não arcará com as despesas delas em hotéis.