Defesa Civil vai acionar sirene para garantir saída de moradores em MG
Quem mora próximo às estruturas em risco, em Nova Lima e Ouro Preto, está deixando suas casas; segundo o órgão, medida é preventiva
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A Defesa Civil de Minas Gerais anunciou que a sirene de alerta de barragens será acionada, às 16h, nesta quarta-feira (20), em Nova Lima, na Grande BH, e em Ouro Preto, a 96 km da capital mineira. De acordo com o órgão, 125 moradores das duas cidades estão deixando suas casas preventivamente.
Segundo a Vale, a ação foi determinada para garantir a segurança da população durante o início do processo de descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo. Durante a manhã, a empresa também suspendeu as atividades do Complexo de Vargem Grande, que fica mesma região.
Leia também
Vale busca outras auditoras após Tüv Süd suspender emissão de laudos de barragens
ANM precisa de pelo menos 30 dias para vistoriar barragem em MG
5 grandes tragédias brasileiras pelas quais ninguém foi punido criminalmente
Fitch diz que grau de investimento da Vale permanece sob vários cenários
MG detecta excesso de alumínio e cobre em bombeiros de Brumadinho
Cem dos moradores que estão deixando as casas vivem em um condomínio de Nova Lima. Os outros são da cidade de Ouro Preto. Todos eles serão levados para hotéis dos municípios e de Belo Horizonte.
A Defesa Civil informou que toda a população da região já foi avisada sobre a remoção e que eles deixam os imóveis tranquilamente.
Ainda de acordo com o órgão, a sirene será acionada às 16h para que os moradores tenham tempo de pegar os animais de estimação, remédios e alguns objetos pessoais.